Geral

Observação de baleias continua suspensa

Foto:Elvis Palma/Notisul

Foto:Elvis Palma/Notisul

Os passeios embarcados para a observação de baleias no litoral sul de Santa Catarina continuam cancelados. A atividade é procurada por turistas com mais frequência no inverno, estação onde há a maior presença dos mamíferos no litoral. Durante as últimas duas temporadas, os passeios exclusivos para a visualização das baleias estão impedidos de serem realizados, em decorrência de uma ação civil pública de novembro de 2012.

Quem ingressou com o pedido foi o Instituto Sea Shepherd Brasil – Instituto Guardiões do Mar contra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O primeiro alegou a necessidade de adotar medidas para a segurança e proteção dos animais. Acatado pelo Ministério Público Federal (MPF), a justiça ainda aguarda um estudo de impacto que está em elaboração para avaliar a seguridade da atividade aos observadores e, principalmente, aos mamíferos.

“Pedimos um novo prazo para a entrega dos estudos. A data foi revogada para o próximo dia 30, quando apresentaremos todo o projeto para a justiça federal”, informa a chefe da unidade da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (ICMbio/APA), Maria Elizabeth Carvalho da Rocha. Ela acrescenta que o projeto já está pronto e falta somente passar pelo conselho da APA.

“Este estudo subsidiará dados para a possível liberação da atividade na região”, reforça Maria Elizabeth.

Conforme o secretário de turismo de Imbituba, Adilson Silvestre, a demora na entrega do projeto resulta diretamente na programação dos turistas em visitarem a região fora da alta temporada de verão.

“Recebemos muitos pedidos de observação de baleias. Tanto de turistas nacionais, quanto de estrangeiros, principalmente alemães e ingleses. Uma perda para a economia da população”, destacou Adilson à reportagem do Jornal Notisul.