Geral

Observação de baleias pode reiniciar em agosto

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A atividade de observação de baleias por embarcação, proibida pela Justiça desde 2013, deve voltar a ser realizada ainda este ano. A previsão, de acordo com o presidente da Turismo Vida, Sol e Mar, Enrique Litman, é que a atividade inicie em 15 de agosto.

Segundo a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), Karina Groch, a APA da Baleia Franca teria que apresentar um plano de adoção de medidas administrativas e de intensificação das fiscalizações in loco. “Houve a decisão judicial em que a exigência era que a APA apresentasse esse plano. Eles estavam elaborando o documento, mas não posso afirmar se já foi entregue. Caso a Justiça aprove, a atividade pode ser retomada em seguida”, afirma.

Para Litman, a data  para reinício das atividades – 15 de agosto – foi apontada durante reuniões do conselho e na câmara técnica. “Para nós, o importante é recomeçar, seja em 15 de julho ou 15 de agosto. É um teste, em que vamos seguir as normas e fazer os estudos para demonstrar que a atividade não prejudica as baleias. Na primeira temporada que comecei a trabalhar com turismo embarcado, havia apenas 30 baleias. Na última temporada, por exemplo, tinha mais de 300. Isso só demonstra que a atividade não prejudica a espécie”, explica. 

A proibição das atividades de observação com embarcações aconteceu depois de ação movida pelo Instituto Sea Shepherd Brasil junto ao Ministério Público Federal e considerada procedente pela Justiça Federal. Desde então, governo do Estado, União e municípios envolvidos mobilizam-se para reverter a situação – o que pode acontecer após a sentença publicada no fim do ano passado e a execução das determinações da Justiça solicitadas no documento. 

A temporada de baleias francas inicia em julho e segue até novembro, movimentando o turismo na região, principalmente em Imbituba e Garopaba.

Com informações do Jornal Diário do Sul