Geral

Oficinas de Aprendizagem Baseada em Problemas capacitam professores da Satc

A partir do próximo semestre, todos os cursos irão trabalhar novas estratégias de ensino em diferentes níveis de complexidade a fim de melhorar o aprendizado dos acadêmicos.

Foto: Divulgação

A última semana foi de muita produção de conhecimento e troca de experiência para os professores da Faculdade Satc. O grupo participou de oficinas sobre práticas ativas de aprendizagem e discutiu sobre as novas diretrizes metodológicas implantadas na instituição. A partir do próximo semestre, todos os cursos irão trabalhar novas estratégias de ensino em diferentes níveis de complexidade a fim de melhorar o aprendizado dos acadêmicos.

Dentre as metodologias ativas existentes, a Satc vai adotar em sua grade a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), focada em abordagens voltadas ao desenvolvimento de competências como a colaboração e a tomada de decisões, essenciais na formação dos alunos. “Nosso objetivo é preparar o acadêmico para a vida profissional, melhorando sua comunicação e aprendendo a resolver problemas. É um aprender a aprender, relacionando o que se vê na faculdade com o que acontece lá fora, no mercado de trabalho”, destacou a assessora de aprendizagem da Satc, Rosemere Bard.

Foram ofertadas oficinas nas mais variadas áreas, onde os próprios professores da faculdade criaram abordagens sobre práticas ativas e apresentaram aos pares. A semana de capacitação faz parte do processo de mudança nas metodologias da Faculdade Satc, que também investirá em salas apropriadas para a aplicabilidade das novas ferramentas de ensino e aprendizagem. “O primeiro passo para mudar uma cultura didática é compartilhar e experimentar novas possibilidades. O mundo está mudando e a escola precisa acompanhar”, finalizou o professor do curso de Design, Davi Denardi.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da SATC

Notícias Relacionadas

Secretaria da Educação disponibiliza acesso à ferramenta de atividades não presenciais para alunos e professores

As contas educacionais já foram geradas e organizadas para o acesso de forma rápida.

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Adultos entre 55 e 59 anos e professores podem tomar a vacina contra a gripe a partir desta segunda

A Campanha segue até o dia 5 de junho e todas as pessoas dos grupos prioritários, que ainda não tomaram a vacina, têm até esta data limite para se imunizar.

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.