Geral

Oficinas de Aprendizagem Baseada em Problemas capacitam professores da Satc

A partir do próximo semestre, todos os cursos irão trabalhar novas estratégias de ensino em diferentes níveis de complexidade a fim de melhorar o aprendizado dos acadêmicos.

Foto: Divulgação

A última semana foi de muita produção de conhecimento e troca de experiência para os professores da Faculdade Satc. O grupo participou de oficinas sobre práticas ativas de aprendizagem e discutiu sobre as novas diretrizes metodológicas implantadas na instituição. A partir do próximo semestre, todos os cursos irão trabalhar novas estratégias de ensino em diferentes níveis de complexidade a fim de melhorar o aprendizado dos acadêmicos.

Dentre as metodologias ativas existentes, a Satc vai adotar em sua grade a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), focada em abordagens voltadas ao desenvolvimento de competências como a colaboração e a tomada de decisões, essenciais na formação dos alunos. “Nosso objetivo é preparar o acadêmico para a vida profissional, melhorando sua comunicação e aprendendo a resolver problemas. É um aprender a aprender, relacionando o que se vê na faculdade com o que acontece lá fora, no mercado de trabalho”, destacou a assessora de aprendizagem da Satc, Rosemere Bard.

Foram ofertadas oficinas nas mais variadas áreas, onde os próprios professores da faculdade criaram abordagens sobre práticas ativas e apresentaram aos pares. A semana de capacitação faz parte do processo de mudança nas metodologias da Faculdade Satc, que também investirá em salas apropriadas para a aplicabilidade das novas ferramentas de ensino e aprendizagem. “O primeiro passo para mudar uma cultura didática é compartilhar e experimentar novas possibilidades. O mundo está mudando e a escola precisa acompanhar”, finalizou o professor do curso de Design, Davi Denardi.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da SATC

Notícias Relacionadas

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Secretaria de Educação de SC abre concurso para mil vagas

Cargos são de professor, orientador educacional, administrador escolar, supervisor escolar e assistente de educação.

A União Faz a Vida promove segunda Mostra de Projetos

Estudantes apresentarão conhecimentos construídos a partir de práticas que possibilitam a autonomia e cooperação.

Carreta Odontosesc realizará três mil consultas em dois meses

A carreta Odontosesc funcionará até o dia 20 de junho, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.