Geral

Olhares mascarados e vida no campo: exposições encantam mais de mil visitantes na festa de Nova Veneza

A exposição foi contemplada pelo edital da Prefeitura de Nova Veneza, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Foto – Divulgação

Durante os cinco dias da 19ª Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza, mais de 1,1 mil pessoas passaram pelas exposições Sguardi Mascherati e Varal Rural, realizadas no Palazzo Delle Acque. O número foi registrado no livro de presença disponível no local, mas, segundo a organização, o público pode ter sido o dobro, já que muitos visitantes não assinaram.

“A arte foi para o meio do público. Diferente de quando você expõe numa galeria, num museu, onde o público vai em busca da exposição, em Nova Veneza nós invertemos: a arte veio para a festa, para o meio do povo, e dá a oportunidade para todas as classes sociais de contemplar uma produção artística”, comentou o fotógrafo e curador das duas exposições, Zé Ronconi.

“A exposição foi incrível. As pessoas, por mais que venham pela gastronomia e pelos shows, acabam passando pela exposição e se apaixonam”, afirmou o artista visual Heitor Machado. As exposições devem permanecer mais tempo no local, já que, segundo a prefeita Ângela Ghislandi, a ideia é trazer os alunos das escolas para prestigiar as obras de arte.

Com 23 anos, Heitor Machado é morador do distrito de Caravaggio e egresso do curso de Artes Visuais da Unesc. Em seu trabalho, faz uma leitura contemporânea do clássico, transformando sombra em expressão e silêncio em poesia visual. Segundo ele, as obras nasceram a partir da pesquisa de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Eu abordo muito a questão dos olhos, pois, na minha produção, eles são uma definição para todos os sentidos e para tudo o que é transmitido no processo criativo do artista”, explica.

A exposição foi contemplada pelo edital da Prefeitura de Nova Veneza, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Exposições

Sguardi Mascherati, ou “Olhares Mascarados”, do jovem artista Heitor Machado, apresenta uma seleção de 20 obras produzidas com giz pastel seco e carvão, inspiradas nas fotografias de Zé Ronconi feitas em edições anteriores da festa.

Já o projeto Varal Rural é uma exposição de 48 fotografias captadas nas comunidades do interior de Nova Veneza. As imagens são assinadas por Alexandre Antunes, Marlene Damiani Romagna e Zé Ronconi, a partir de seus olhares sobre o cotidiano rural do município.

Ronconi ressalta que o Varal Rural atende a uma demanda por maior representatividade do interior na festa. “Há uma demanda por mais espaço para o interior. Fala-se muito da gastronomia, da gondola, e isso aproxima”, afirma o fotógrafo, que destaca a presença de moradores das comunidades que vieram prestigiar.

Notícias Relacionadas

Sem Alisson, Criciúma terá Axel Lopes relacionado pela primeira vez

O goleiro já vinha sendo o reserva imediato nas últimas rodadas e agora pode assumir uma responsabilidade ainda maior em um jogo decisivo.

Jovem de 19 anos é sequestrado, torturado e roubado em Balneário Arroio do Silva

Crime teria ligação com o tráfico de drogas; suspeitos foram localizados em Araranguá e veículo apresentava manchas de sangue

Empresário criciumense morre em campeonato de rally, em Paulo Lopes

O evento publicou em nota de pesar que o participante sofreu um grave acidente e foi prontamente atendido, mas não resistiu.

Carro incendiado em Siderópolis pode ter ligação com homicídio de mulher em Criciúma

Veículo seria da vítima assassinada no dia anterior; polícia investiga relação entre os dois crimes.