Geral

Olimpíadas Coloniais em Nova Veneza trazem resgate cultural

Foto: Flávia Bortolotto

Foto: Flávia Bortolotto

Pelo segundo ano consecutivo a maior diversão da Festa da Gastronomia foram as Olimpíadas Coloniais. A atividade reúne uma série de provas que eram jogadas pelos colonizadores vindos da Itália a mais de 100 anos atrás. Participaram as comunidades de Nova Veneza, São Bento Alto e São Francisco/Vila Maria.

Corrida de carriola, corrida de saco, ovo na colher, bom de boca, debulhando milho, arremesso de tora, melhor idade, rodar o cabo da vassoura,  linha na agulha, bocha, estilingue, entre outras provas relâmpago fizeram a alegria dos participantes e também de quem assistiu as provas.

Nova Veneza foi a grade campeã, seguida por São Bento Alto e São Francisco. Quem integrou a equipe pela primeira vez gostou da experiência e no ano que vem deve repetir. “Além de ser uma disputa divertida jogamos entre amigos, minha equipe vai fazer parte também no próximo ano”, afirmou Júlia Ghislandi.

Os jogos antigos, conforme o prefeito Evandro Gava, seguem o foco cultural que a Festa prima. “Faz parte do resgate cultural mostrar como os colonizadores se divertiam e passar isso para os mais jovens”, afirmou.

Colaboração: Flávia Bortolotto