Clima

Onda de calor é a maior já registrada no centro da América do Sul

Essa onda de calor transforma as áreas atingidas nas mais quentes do planeta

Divulgação

A nova onda de calor ingressa na sua fase mais extrema no Centro da América do Sul a partir desta quinta-feira (13) com expectativa de novos recordes de máximas na Argentina, Uruguai e no Brasil, mais precisamente nos estados do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.

Em outros lugares do planeta o dia já amanheceu com a maior temperatura da sua história. Na Austrália foi registrado 50,7°C. A marca de 50,7ºC é ainda a maior para o Hemisfério Sul em todos os tempos e a mais alta no planeta em janeiro.

Onda de calor atinge SC e RS

Em Santa Catarina as altas temperaturas estão presentes em todo o Estado, ultrapassando os 35ºC e podem causar temporais em alguns lugares.

A Defesa Civil de SC alertou para que a população fique atenta à essa mudança. Nas cidades do Oeste catarinense que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, as máximas podem ultrapassar os 38ºC.

Entre os Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Sul, a previsão é de 32ºC. Na sexta-feira (14) o clima quente pode chegar aos 40ºC e essa temperatura deve persistir até a próxima quarta-feira (19).

No Rio Grande do Sul o alerta da Defesa Civil local pede cuidado à população. Nesta área do país as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indicam a permanência do tempo muito seco e temperaturas elevadas.

As temperaturas variam em todo o Estado, entre 35º e até podem passar dos 40ºC, nas cidade do interior. Confira o alerta aqui.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data