Clima

Onda de calor é a maior já registrada no centro da América do Sul

Essa onda de calor transforma as áreas atingidas nas mais quentes do planeta

Divulgação

A nova onda de calor ingressa na sua fase mais extrema no Centro da América do Sul a partir desta quinta-feira (13) com expectativa de novos recordes de máximas na Argentina, Uruguai e no Brasil, mais precisamente nos estados do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.

Em outros lugares do planeta o dia já amanheceu com a maior temperatura da sua história. Na Austrália foi registrado 50,7°C. A marca de 50,7ºC é ainda a maior para o Hemisfério Sul em todos os tempos e a mais alta no planeta em janeiro.

Onda de calor atinge SC e RS

Em Santa Catarina as altas temperaturas estão presentes em todo o Estado, ultrapassando os 35ºC e podem causar temporais em alguns lugares.

A Defesa Civil de SC alertou para que a população fique atenta à essa mudança. Nas cidades do Oeste catarinense que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, as máximas podem ultrapassar os 38ºC.

Entre os Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Sul, a previsão é de 32ºC. Na sexta-feira (14) o clima quente pode chegar aos 40ºC e essa temperatura deve persistir até a próxima quarta-feira (19).

No Rio Grande do Sul o alerta da Defesa Civil local pede cuidado à população. Nesta área do país as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indicam a permanência do tempo muito seco e temperaturas elevadas.

As temperaturas variam em todo o Estado, entre 35º e até podem passar dos 40ºC, nas cidade do interior. Confira o alerta aqui.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Idoso fica gravemente ferido após sofrer queda de ponte em Siderópolis

O motorista, de 72 anos, não percebeu que uma ponte da Área Industrial estava interditada, e tentou atravessar, momento que a estrutura se rompeu. O condutor ao sair do veículo, caiu no rio durante a noite dessa terça-feira, dia 23

Motorista joga veículo contra policiais durante perseguição em Urussanga

Os dois envolvidos eram um casal de Orleans, sendo que ambos possuíam passagens por tráfico de drogas

Frente fria atormenta SC que deve enfrentar tempo instável nesta quarta; o que esperar?

Conforme informações da Defesa Civil, a frente fria é causada por um fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia

Câmara de Vereadores abre CIP que pode cassar mandato do prefeito de Urussanga

Luis Gustavo Cancellier está preso preventivamente em função das investigações da Operação Terra Nostra