Clima

Onda de calor intenso atinge SC e temperaturas podem chegar aos 40°C

Tempo estável e com máximas elevadas deve ser registrado até pelo menos o dia 20 de janeiro, diz Epagri/Ciram

Divulgação

Uma onda de calor intenso vai elevar as temperaturas em Santa Catarina nos próximos dias. Conforme um alerta divulgado na manhã desta segunda-feira (10) pela Defesa Civil, as máximas podem chegar aos 40°C em algumas regiões.

Segundo o órgão, a elevação de temperatura deve começar na quarta-feira (12). A região Oeste, que já registra temperaturas altas há algumas semanas, deve seguir com calorão que pode ficar na casa dos 40°C até o dia 20 de janeiro.

As altas temperaturas, no entanto, não devem ficar restritas ao Oeste. De quinta-feira (13) até o dia 20, todas as regiões do Estado devem ter calor intenso. No Litoral Sul e no Vale do Itajaí, os termômetros podem também ficar na casa dos 40°C.

Apesar do alerta, a Defesa Civil fez uma ponderação dizendo que a previsão do tempo pode sofrer alterações com o passar dos dias.

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins diz que desde novembro regiões de Santa Catarina vêm registrando temperaturas altas e que chegaram em alguns casos aos 40°C. Dessa forma, o calorão previsto para os próximos dias não é algo novo.

— São massas de ar seco, que normalmente chegam frias [nessa época do ano], logo se aquecem, viram massa de ar quente, inibem a formação de nebulosidade, não provocam chuva, deixam o ar seco e faz muito calor. No verão, passa da casa dos 30°C logo pela manhã, e a tarde, fácil na casa dos 38°C, por vezes até 40°C — explica Marcelo.

Por conta dessa previsão, a Defesa Civil recomenda que neste período sejam evitadas atividades ao ar livre e que que as pessoas consumam bastante água para evitar problemas relacionados às altas temperaturas.

Idosos, crianças e animais de estimação também devem ter cuidados especiais neste período de calor.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

PM salva criança de dois meses que se engasgou em Balneário Rincão

Segundo a PM, a guarnição estava indo para a Zona Sul quando foi surpreendida pelos pais

Drogas e quase R$2 mil em tráfico são apreendidos em Tubarão

Uma dupla foi presa por estar realizando o comércio ilegal de drogas

SC volta a ter 80% de ocupação nos leitos de UTI adultos após seis meses

Segundo dados do Painel do Coronavírus, ao menos 257 pessoas estão internadas com Covid-19 no Estado

Mais de 6 mil maços de cigarros são apreendidos na BR-101, em Paulo Lopes

A carga foi avaliada em R$ 20 mil