Clima

Onda de calor intenso promete temperaturas históricas em SC

Previsão é que calorão atinja Santa Catarina entre esta quarta-feira, 12, e a próxima quarta, 19

Divulgação

A onda de calor que atingirá Santa Catarina entre esta quarta-feira, 12, e a próxima quarta, 19, conforme anunciado pela Defesa Civil, é esperado em todos os verões, relata o meteorologista Ronaldo Coutinho.

Ele explica que o último registro histórico foi há 100 anos, quando Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, marcou 42°C em seus termômetros, o que pode acontecer neste verão em Santa Catarina tranquilamente.

Isso porque, conforme explica Coutinho, as condições ambientes nas cidades mudaram dentro de 100 anos. As populações cresceram, a urbanização se intensificou, o que propicia mudanças climáticas por todos os Estados, inclusive o catarinense.

O meteorologista disse que em municípios como Itapiranga são esperadas máximas entre os 41°C e 43°C durante a onda de calor. No Litoral Sul, os termômetros podem chegar também aos 41°C. Apesar das altas temperaturas, o fenômeno é esperado e está dentro do atual padrão.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Caixa paga hoje Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 4

Valor mínimo para cada família é de R$ 400

Entenda por que está tão quente em Santa Catarina

Estado tem registrado temperaturas históricas neste início do ano, com temperaturas acima dos 40 ºC

Mulher leva mais de 20 facadas em São Ludgero; autor do crime fugiu

Um dos filhos da vítima afirmou que o homem chegou à residência a pé, entrou dentro da casa, esfaqueou a mãe e depois saiu correndo com a faca e, logo após, o possível autor fugiu do local com um veículo Fiat Uno de cor vermelha

Agricultura distribuirá BTI para combater o mosquito borrachudo

A entrega do produto aos proprietários e moradores das comunidades do interior de Braço do Norte acontece às 9 horas