Geral

Ondas chegaram às dunas no Balneário Rincão

Com o mar agitado, número de pescadores nas plataformas diminuiu consideravelmente nesta quarta-feira

O mar está de ressaca desde a noite dessa terça-feira no Litoral Catarinense, e na manhã desta quarta-feira as ondas chegaram às dunas do Balneário Rincão. Na plataforma Norte, o número de pescadores diminuiu consideravelmente por conta do mar agitado. Nesta semana, a chuva, o frio e o grande número de ondas fizeram com que a pesca fosse prejudicada no município.

Segundo Tatiana Ramos e Rosiane Vargas, funcionárias da plataforma, foram pescados menos de cem quilos de peixe durante toda a semana. Em semanas consideradas boas, o normal é que o número seja cinco vezes maior. “Há algumas semanas, os pescadores conseguiram meia tonelada de peixes em uma tarde. Normalmente passamos de 30 pescadores na plataforma, diariamente, e nessa semana tivemos bem menos do que isso. No Verão esse número chega a 100”, observa Tatiana à reportagem do Portal Engeplus.

João Picollo, presidente da Colônia de Pesca Z33, explica que os pescadores já se preparam para a temporada de pesca da curvina. Neste ano, a pesca de tainha – peixe que chega em 15 de maio e fica até o final de julho – foi muito superior a da anchova – que tem sua temporada durante agosto e setembro. “A expectativa é que a pesca de curvina seja muito produtiva. As vezes ela ultrapassa a pesca da tainha. Em 2009 ultrapassamos 103 toneladas no Rincão”, explica Picollo.

[soliloquy id=”40423″]