Geral

Onze casos de meningite são confirmados na região

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Onze casos de meningite foram confirmados na região e duas mortes foram registradas, uma delas em Tubarão. Entretanto, segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde da prefeitura, Rita de Cássia Schmitz, não há surto da doença na Cidade Azul.

No total, 11 casos foram registrados, sendo todos confirmados através de exames. Em Capivari de Baixo, houve três registros da doença; em Tubarão, cinco; Jaguaruna, Rio Fortuna e Treze de Maio tiveram um caso confirmado.

Segundo Rita, não há motivo para preocupação, uma vez que não há surto de meningite, mas a prevenção é essencial. “Ocorreram dois óbitos pela doença, mas apenas um era em Tubarão”, explica. Ela acrescenta que, para evitar a doença, são necessários alguns cuidados. “Para prevenir, a higiene pessoal é essencial, como lavar bem as mãos, sempre que possível. Também é correto manter distância de, no mínimo, um metro de quem está doente”, alerta.

Segundo o Diário do Sul, a enfermeira da 20ª Gerência de Saúde do Estado, Helena Caetano Gonçalves, acrescenta que se deve ter cuidado em lugares fechados com acúmulo de pessoas. “Deve-se manter portas e janelas abertas para ventilar e manter cuidados com as mãos, espirros e tosses. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça intensa, náusea, vômito, rigidez na nuca, prostração, confusão mental e outras manifestações que só podem ser ser identificadas através de exames laboratoriais. Contudo, o tratamento é medicamentoso e simples”, explica Helena.