Poder Legislativo

Onze proposições e um projeto de Lei entram em pauta na sessão da Câmara de Lauro Müller

Os vereadores de Lauro Müller se reuniram na noite desta segunda-feira (27) para a última sessão ordinária do mês de maio do Poder Legislativo.

Divulgação/Câmara de Vereadores de Lauro Müller

Os vereadores de Lauro Müller se reuniram na noite desta segunda-feira (27) para a última sessão ordinária do mês de maio do Poder Legislativo. Sob presidência do vereador presidente, Luciano Leodato, os senhores Edis discutiram dez indicações e um pedido de informação, todos aprovados por unanimidade.

Além das proposições, os vereadores apreciaram o Projeto de Lei Ordinária (nº 19/2019), de autoria Executivo, que autoriza o Poder Executivo a ceder, mediante Termo de Cessão de Uso, veículos para as Polícias Militar e Civil do estado de Santa Catarina, adquiridos por meio dos recursos provenientes dos convênios firmados entre as instituições. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Ouça na íntegra a sessão desta segunda:

Confira os assuntos debatidos:

Indicações

Nº 78/2019 do Vereador Pedro Luiz Machado, que o município adquira um caminhão coletor de resíduos sólidos (lixo), compactador.

Nº 79/2019 do Vereador Luciano Leodato, Colocação de placas de identificação de ruas no Distrito de Guatá. Justificativa: Várias ruas na Sede do Distrito estão sem suas devidas denominações o que dificulta para emissão e recebimento de correspondências, Atendendo a pedidos de vários moradores faz-se necessário esta proposição.

Nº 80/2019 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, Construção de uma rede de esgoto nos fundos da residência da senhora Alvaci Bez Batt, em Sumaré. Justificativa: Pedimos ao executivo que resolva o mais rápido possível este problema, pois neste terreno corre esgoto a céu aberto causando mau cheiro, acumulo de mosquitos e esta desbarrancando, causando transtornos a esta senhora e aos moradores próximo. Por se tratar de saúde pública contamos com o atendimento ao exposto.

Nº 81/2019 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, Patrolar e revestir com areão a estrada que dá acesso a propriedade da Senhora Glória Souza, desde a porteira até a residência na estrada de Rocinha Gruta sentido Lazarim / Rio Bonito.

Nº 82/2019 do Vereador Pedro Luiz Machado, Construir praça de lazer junto a Praça Jacob Volpato entre a Rua Cairu e a Rua Henrique Lage no Bairro Cairu; com mesa concreto armado para Tênis-de-mesa, Xadrez e de Academia ao Ar Livre.

Nº 83/2019 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, contratação de um Psicopedagogo Institucional para trabalhar com a rede municipal de educação. Justificativa: O Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e auxilia no desenvolvimento de projetos favoráveis às mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam às dificuldades da construção do conhecimento.

A Psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem, ou seja, os mecanismos do aprender e do não aprender, aquilo que interfere, as dificuldades e transtornos de aprendizagem. A Psicopedagogia Institucional se propõe a analisar a instituição educacional como um todo, sujeitos que a compõe, metodologias de trabalho, currículo, a fim de auxiliar no sucesso educacional. Por isso o atendimento a nossa proposição tem o objetivo de ajudar ainda mais o professor em sala de aula e aos alunos a identificar suas dificuldades no aprendizado, assessorando junto a família para uma mudança positiva, melhorando todo o sistema com o auxilio deste profissional.

Nº 84/2019 do Vereador José Antonio De Bettio, efetuar estudos para viabilizar vagas de estacionamento de veículos no centro da cidade para Idosos.

Nº 85/2019 do Vereador José Antonio De Bettio, instalar luminárias no trecho entre a bifurcação da Gruta de Itanema até a ponte central na referida comunidade.

Nº 86/2019 do Vereador José Cambruzzi, colocar massa asfáltica nas cabeceiras da ponte nova que dá acesso a Escola Lígia Chaves em Itanena.

Nº 87/2019 do Vereador José Cambruzzi, construir uma faixa elevada na estrada geral para Santa Rosa em frente ao Mercado Véto, em Itanema.

Pedidos de Informação

Nº 6/2019 do Vereador Pedro Luiz Machado, quanto o município já arrecadou com o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, cota para pagamento a vista em duas parcelas neste ano?

Tribuna

Fizeram uso da Tribuna na sessão desta segunda: Pedro Luiz Machado, Ema Hofmann Benedet, Ronaldo da Silva e Luciano Leodato.

Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Lei aprovada em Imbituba irá oficializar o programa que beneficia idosos

O Diretor Municipal de Esportes de Imbituba, Norton Evaldt, defendeu, nos últimos dias, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que torna oficial o programa “Comunidade Ativa”.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Governador sanciona lei que regulamenta emissão de certificados de veículos por despachantes

O ato do Governo dá autonomia, estabilidade e garante mais segurança jurídica ao trabalho realizado pelos despachantes.