Segurança

Operação da Polícia Federal mira desvios no Auxílio Emergencial em SC

Investigações começaram em outubro de 2021, no Planalto Serrano catarinense

Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (23), a primeira fase da Operação Inclementer. A ação tem o objetivo de apurar um esquema de desvios de recursos públicos ligados ao Auxílio Emergencial no planalto serrano catarinense.  O benefício foi ofertado pelo Governo Federal a trabalhadores atingidos pela pandemia de Covid-19.

Segundo a PF, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Lages, na Serra, para colher provas sobre a participação das pessoas envolvidas no esquema, além da apreensão de bens e documentos que talvez estejam sendo utilizados para a execução dos crimes.

As investigações começaram a partir de uma denúncia de que pessoas, que estariam envolvidas com tráfico de drogas, também participavam de fraudes do Auxílio Emergencial por meio de nomes e dados de terceiros.

Os suspeitos começaram a ser investigados em outubro do ano passado na cidade de Lages e em outros municípios da região serrana, de acordo com a polícia.

A Polícia Federal informou que os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de furto qualificado mediante fraude, de falsificação de documento público e de associação criminosa. As penas máximas somadas podem chegar a 17 anos de prisão.

Segundo a Polícia Federal, o nome “Inclementer” vem do latim “impiedoso” ou “cruel”, em alusão às pessoas envolvidas no esquema, que não demonstram piedade pelo sofrimento alheio ou remorso pelos desvios de recursos praticados.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteadas em Araranguá

A denúncia foi realizada pela mãe, após tomar conhecimento do caso, registrado no bairro Sanga da Toca

Homem com mandado de prisão liga para a PM e se entrega em Criciúma

O autor alegou aos policiais que "na rua a situação estava muito difícil"

Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada

Após parecer da procuradoria, ministro vai analisar caso

Restaurante Chaminé Grill celebra a Páscoa com almoço especial

As reservas para o almoço podem ser feitas através dos números (48) 98832-5037 e (48) 3464-5877.