Poder Legislativo

Operação: denúncia deve ser apresentada em Capivari de Baixo

Câmara de Capivari de Baixo

Foto: Divulgação

Nas próximas semanas deve ser oferecida a denúncia contra os vereadores investigados na operação Casa da Mãe Joana, deflagrada no ano passado em Capivari de Baixo. Conforme o Ministério Público, nas últimas semanas foram realizadas novas diligências para averiguar dados complementares para o processo.

A perícia do material recolhido durante a operação já foi realizada, aponta o MPSC, e o órgão está finalizando a denúncia criminal e as ações civis públicas, entre elas por improbidade administrativa.

Em janeiro, foi deferida pela Justiça a indisponibilidade de bens de seis vereadores investigados na operação – Jean Corrêa Rodrigues (PSDB), Ismael Martins (PP), Edison Cardoso Duarte (PMDB), Fernando Oliveira da Silva (PSB), Jonas Machado dos Santos (PMDB) e Arleis Flávio Nunes Ribeiro (PSDB).

A indisponibilidade foi solicitada pelo Ministério Público, através da promotoria de Capivari de Baixo, justamente porque a intenção do órgão é solicitar o ressarcimento do erário público.

A operação Casa da Mãe Joana, deflagrada em Capivari de Baixo pelo Ministério Público com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas – Gaeco de Santa Catarina, teve sete mandados cumpridos, e foram presos temporariamente, além de Jean, Ismael Martins, Edison Cardoso Duarte, Fernando Oliveira da Silva, Jonas Machado dos Santos, Arleis Flávio Nunes Ribeiro e Manoel da Silva Guimarães (PT), o Farinheira, que não chegou a ser levado para o presídio por colaborar com a investigação.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas – Gaeco de Santa Catarina, os vereadores são suspeitos de exigir parte dos salários de assessores que sequer cumpriam expediente na Câmara. Assim, foi constatada também a existência de funcionários fantasmas no Legislativo. Outro ponto da investigação é referente a diárias de viagens que não teriam sido realizadas.

Cassação foi solicitada

Os vereadores de Capivari de Baixo assinaram um requerimento conjunto que deu encaminhamento à criação de uma Comissão Especial Processante, com o objetivo de solicitar a cassação dos edis investigados na operação Casa da Mãe Joana, deflagrada no ano passado na cidade. Os vereadores reeleitos Jean Rodrigues, Ismael Martins, Edison Cardoso Duarte e Fernando Oliveira da Silva estão impedidos pela Justiça de tomar posse, pois a investigação contra eles segue em curso. O assunto deve ser debatido na sessão da Câmara da próxima segunda-feira.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Profissionais da Secretaria de Educação são homenageados pelos vereadores de Lauro Müller

Reconhecimento se deu em virtude da conquista do Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização, fruto do Projeto Criança Alfabetizada.