Segurança

Operação do CyberGAECO resulta em internação de adolescente

Investigação, que iniciou após episódio de violência em instituição escolar em São Paulo, concluiu que jovem gerenciava canais que instigavam a automutilação.

Giroflex PM foto noturna

Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 17/1, o GAECO cumpriu mandados de busca e apreensão e internação provisória expedidos por Vara da Infância e Juventude de Comarca situada no Oeste do Estado, em apoio à Promotoria da Infância daquela localidade. Os pedidos do Ministério Público e a decisão judicial foram fundamentados em investigação iniciada no final do mês de outubro de 2023 pelo CyberGAECO.

Os atos investigativos demonstraram que o(a) investigado(a) administrava um grupo privado virtual que servia para instigar outros adolescentes a realizarem cortes profundos no próprio corpo – para inscrição de sinais que identificassem os administradores ou o próprio grupo -, além de outros atos de automutilação. Apesar do aparente anonimato que o(a) investigado(a) acreditava possuir, a equipe do CyberGAECO conseguiu identificar, com precisão, a autoria dos atos infracionais.

A investigação segue sob sigilo.

CyberGAECO

O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada formada por integrantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Penal do Corpo de Bombeiros Militares para o combate e enfrentamento de delitos praticados por meio de ambientes virtuais.

Notícias Relacionadas

Pescadores capturam mais de 780 mil tainhas na modalidade arrasto de praia

Corpo de homem é encontrado boiando em rio em Treze de Maio

Apesar de esforços, morre baleia encalhada em Jaguaruna

Homem leva tiros nas costas após confusão intensa ao sair de casa noturna em Turvo

Confusão provoca uma tentativa de homicídio em Turvo e deixa homem ferido com balas nas costas