Segurança

Operação integrada “Caminhos Seguros” visa combater a exploração sexual infantojuvenil em Araranguá

Foto: Divulgação

O dia “D” da operação Caminhos Seguros ocorreu na noite dessa quinta-feira, 16. A ação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), representada pelo 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e o Conselho Tutelar foi realizada com o objetivo de fiscalizar boates e outros locais suspeitos de praticarem a exploração sexual infantojuvenil.

Com a intensificação das ações de conscientização durante o mês de maio, dedicado à luta contra a exploração sexual, a iniciativa ganha ainda mais relevância.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Os policiais do 19º BPM estiveram atentos a possíveis atividades ilegais que poderiam envolver crianças e adolescentes, enquanto o Conselho Tutelar acompanhou de perto cada passo da operação.

A ação integrada busca não apenas identificar e punir os responsáveis por atos criminosos, mas também prevenir que novas vítimas sejam envolvidas num ciclo de exploração. Além disso, reforça o compromisso das autoridades locais em proteger os direitos das crianças e adolescentes, promovendo um ambiente seguro e saudável para o seu desenvolvimento.

Em um dos estabelecimentos fiscalizados, uma mulher foi abordada, ocasião em que uma porção de maconha foi encontrada em sua posse (2,2 gramas). A mulher alegou que o entorpecente era para uso pessoal. Dessa maneira, a droga foi apreendida e um termo circunstanciado foi registrado, diante do compromisso da mulher de comparecer em audiência no poder judiciário.

A operação “Caminhos Seguros” é coordenada pela Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com os órgãos de segurança de todo o país, e não se limita apenas a um evento pontual, mas sim a um esforço contínuo para combater e a exploração sexual infantojuvenil.C

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Confira abaixo o balanço da operação:

Cinco estabelecimentos foram vistoriados;

31 pessoas abordadas;

Três veículos abordados;

Um termo de visita comercial (estabelecimento sem alvará, o mesmo teve as atividades suspensas)

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais