Segurança

Operação Pecúlio: GAECO investiga desvio em pecúlio de presos

Foram cumpridos de três mandados de prisões temporárias e 13 buscas e apreensões

Prisão

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (10), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação Pecúlio, realizando o cumprimento de três mandados de prisões temporárias e 13 buscas e apreensões nos municípios de Videira, Fraiburgo, Curitibanos e Joaçaba e nos municípios paranaenses de Curitiba e Colombo.

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Videira e o GAECO investigam, com a colaboração da Corregedoria-Geral da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, supostos crimes contra a Administração Pública, especialmente peculato, corrupção passiva e ativa e associação criminosa, além de atos de improbidade administrativa, envolvendo agentes públicos (que já não atuam mais naquela unidade prisional) e terceiros.

O nome da operação deve-se ao fato da investigação constatar indícios de desvio do pecúlio dos presos (valor destinado ao detento, proveniente do trabalho remunerado exercido enquanto no cumprimento de sua pena ou depositados pelos familiares), além de irregularidades na compra de alimentos destinados à Unidade Prisional e na utilização do cartão de pagamento de despesas ordinárias de unidade prisional.

Os mandados de prisão temporária e busca e apreensão foram expedidos pelo Poder Judiciário (Vara Criminal de Videira) e estão sendo cumpridos por Policiais do GAECO de Santa Catarina e do Paraná, com o apoio do Centro de Apoio Operacional Técnico do MPSC (CAT) e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.

Colaboração: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Notícias Relacionadas

Assaltantes de entregadores de lanches são presos em Orleans

Criminosos ligavam para o estabelecimento, realizavam o pedido e na hora da entrega levavam o dinheiro, o lanche e, até as motocicletas.

Presos traficantes que vendiam drogas em frente à casa de investigador em Braço do Norte

A prisão teve participação da Polícia Civil e Polícia Militar

TJSC julga e nega habeas corpus a quatro investigados presos na Operação Oxigênio

Os quatro investigados presos no âmbito da Operação O2 (Operação Oxigênio), que apura irregularidades no processo de dispensa de licitação para a compra emergencial de 200 respiradores pulmonares pelo governo do Estado.

Após furto, dois ladrões são identificados e presos em Gravatal

Os suspeitos invadiram uma residência e roubaram diversos objetos. As câmeras de segurança ajudaram a identificar os ladrões.