Segurança

Operação da Polícia Civil mira grupo suspeito de comércio ilegal de armas em Criciúma

Mandados foram cumpridos em quatro bairros e em Nova Veneza; fuzis, munições e drogas foram apreendidos, e um investigado acabou preso em flagrante.

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, nesta terça-feira, dia 2, uma série de mandados de busca e apreensão em bairros de Criciúma e em Nova Veneza, durante investigação que apura o comércio ilegal de armas de fogo na região.

A ação, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma e pelo Núcleo de Operações com Cães, teve como objetivo aprofundar a coleta de provas contra um grupo de investigados suspeito de utilizar indevidamente permissões de CAC para emprestar, vender e fornecer munições e armamentos de forma irregular.

As diligências são fruto de uma investigação que ocorre há vários meses e que acompanha a atuação de suspeitos que, segundo a Polícia Civil, vinham se valendo do status de colecionadores, atiradores e caçadores para praticar crimes previstos no artigo 17 do Estatuto do Desarmamento. Os mandados foram cumpridos nos bairros São Defende, Rio Maina e Vila Macarini, em Criciúma, além da comunidade de São Bento Baixo, em Nova Veneza.

Entre os investigados, está um homem que já havia se tornado conhecido da Polícia Civil por um episódio ocorrido em 2022, quando utilizou seu arsenal para ameaçar gravemente um vereador de Forquilhinha. Na ocasião, criminosos exigiram que o parlamentar deixasse de votar em determinada pauta, sob pena de ataques à sua família, fato que chamou a atenção das autoridades para o seu potencial ofensivo.

Durante as buscas desta terça-feira, os policiais apreenderam duas armas de calibre restrito (fuzis 5,56×45 mm NATO), além de armamentos registrados e ilegais, grande quantidade de munições, insumos para recarga e diferentes tipos de drogas proibidas. Segundo o DIC, o material reforça a suspeita de que o grupo atuava em diversas frentes ilícitas relacionadas à circulação e ao comércio clandestino de armas.

Um dos alvos da operação foi preso em flagrante por posse irregular de armamento e entorpecentes e conduzido ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Os demais investigados seguem sendo monitorados, e novos desdobramentos não são descartados pelas equipes que acompanham o caso.

As apurações prosseguem no âmbito do inquérito policial, sob responsabilidade do delegado Túlio Magalhães Falcão, com o objetivo de identificar a extensão das atividades criminosas e responsabilizar todos os envolvidos.

Entre em nosso grupo do Whatsapp.

Notícias Relacionadas

Operação desarticula facção criminosa que age dentro e fora de presídios em SC, incluindo cidades do Sul

Por meio da operação “Intramuros”, GAECO e GEFAC miram facção que operava de dentro dos presídios e estendia o comando para várias regiões.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de latrocínio em Sombrio