Geral

Operação Primavera da Defesa Civil de Urussanga visa minimizar desastres

Com a chegada desta estação, Urussanga intensificará suas atividades com ações de preparação, mitigação, minimizando riscos e impactos à sociedade, salvaguardando vidas, prevenção de riscos e desastres

Divulgação

Com a chegada desta estação, o Governo de Urussanga, estabeleceu através do Decreto GP/N° 87, de 20 de outubro de 2021, a abertura da “Operação Primavera”, atividade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a fim de aumentar a resiliência do município e minimizar riscos e desastres com a cooperação da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e demais órgãos da esfera estadual e municipal.

As estatísticas mostram que a Primavera é o período do ano onde ocorreram os eventos climáticos com maior capacidade destrutiva em Santa Catarina. Urussanga intensificará suas atividades no período da primavera com ações de preparação, mitigação, minimizando riscos e impactos à sociedade, salvaguardando vidas, prevenção de riscos e desastres.

Maior Número de tempestades

O grande número de ocorrências meteorológicas na primavera é causado pelo choque de massas de ar frio ainda presentes sobre o hemisfério sul com as massas de ar quente, mais frequentes a partir deste período.

Este quadro meteorológico ainda é reforçado pela localização geográfica do Estado de Santa Catarina, que está situado em uma das regiões mais favoráveis para a formação de tempestades severas e eventos meteorológicos intensos da América do Sul.

Em Urussanga, algumas regiões mais altas, como Belvedere, Santana, Morro da Lagoa, existe uma maior probabilidade dos impactos dos vendavais, que com uma combinação de fortes chuvas, granizo, ou até mesm tornados, pode acarretar fortes prejuízos aos cidadãos.

“Precisamos estar constantemente em alerta, diminuirmos os impactos gerados por eventuais quadros meteorológicos desfavoráveis e aumentar a resiliência do município, minimizar riscos e desastres”, pontua o coordenador da Defesa Civil, Rafael Salles.

Notícias Relacionadas

Natal Show da Educação em Braço do Norte é cancelado

A medida se faz necessária para cumprir as Portarias n. 1303/2021 e n. 1305/2021, ambas da Secretaria de Estado da Saúde

Satc lança curso de elétrica para funcionários de cooperativas

Curso, que terá seu início em março de 2022 é destinado a técnicos, engenheiros ou pessoas que interagem em manutenção e construção de redes de energia elétrica

PP de Lauro Müller promoverá Convenção Municipal nesta quinta-feira

O evento ocorrerá a partir das 19h30min, no Balneário Godinho, e contará com a presença de lideranças estaduais.

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Protocolo do governo proíbe eventos com mais de 500 pessoas e que provoquem aglomerações