Geral

Operação Primavera da Defesa Civil orienta sobre a poluição em rios

Municípios devem fazer a limpeza, evitando que comunidades ribeirinhas sofram com as cheias.

Divulgação

O inverno está chegando ao fim e com a primavera as chuvas devem se tornar mais comuns. Para evitar problemas com as comunidades ribeirinhas, a Defesa Civil tem orientado as prefeituras a como agirem nessas situações. A conscientização é importante, já que objetos como lâmpadas, podem ser entregues em pontos de coleta.

“Nós estamos lançando a Operação Primavera, é uma situação bastante triste em Criciúma. Todo esse material que é depositado vai para dentro do rio, acumula e o rio não consegue escoar a água, então na primeira chuva que vem começa o alagamento da comunidade ribeirinha”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

A Lei Federal 12.608 instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, colocando a responsabilidade em relação a limpeza de rios para os municípios. O coordenador destacou que a Defesa Civil busca apoiar e incentivar os municípios a limparem os caminhos pluviais, mas também é preciso da conscientização da população.

“Nós temos vários locais em Criciúma que podemos observar esse tipo de atitude. Em casos isolados é difícil identificar as pessoas. Precisamos que a imprensa ajude a divulgar esses casos de sujismundo. Não são áreas para depósito, as lâmpadas por exemplo, tem destino correto e existem outras políticas, em Criciúma existe uma política para receber todos esses materiais”, comentou.

Com informações do site 4oito 

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.