Geral

Operação Primavera da Defesa Civil orienta sobre a poluição em rios

Municípios devem fazer a limpeza, evitando que comunidades ribeirinhas sofram com as cheias.

Divulgação

O inverno está chegando ao fim e com a primavera as chuvas devem se tornar mais comuns. Para evitar problemas com as comunidades ribeirinhas, a Defesa Civil tem orientado as prefeituras a como agirem nessas situações. A conscientização é importante, já que objetos como lâmpadas, podem ser entregues em pontos de coleta.

“Nós estamos lançando a Operação Primavera, é uma situação bastante triste em Criciúma. Todo esse material que é depositado vai para dentro do rio, acumula e o rio não consegue escoar a água, então na primeira chuva que vem começa o alagamento da comunidade ribeirinha”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

A Lei Federal 12.608 instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, colocando a responsabilidade em relação a limpeza de rios para os municípios. O coordenador destacou que a Defesa Civil busca apoiar e incentivar os municípios a limparem os caminhos pluviais, mas também é preciso da conscientização da população.

“Nós temos vários locais em Criciúma que podemos observar esse tipo de atitude. Em casos isolados é difícil identificar as pessoas. Precisamos que a imprensa ajude a divulgar esses casos de sujismundo. Não são áreas para depósito, as lâmpadas por exemplo, tem destino correto e existem outras políticas, em Criciúma existe uma política para receber todos esses materiais”, comentou.

Com informações do site 4oito 

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.