Segurança

Operação veraneio: bombeiros alertam para cuidados

Foto: Daiane Fernandes/DS

Foto: Daiane Fernandes/DS

Este é o último fim de semana em que as praias da região não contaram com os guarda-vidas. A partir de terça-feira, os profissionais estarão nas areias do litoral da região para atuar na Operação Veraneio. Contudo, os bombeiros pedem à população cuidado na hora de aproveitar o calor e as águas da região. 

De acordo com o relações-públicas do Corpo de Bombeiros de Tubarão, o tenente André Araújo, ao todo, cerca de cem bombeiros, entre civis e militares, vão atuar todos os dias em quatro cidades litorâneas da região durante a Operação Veraneio. “Eles estarão em atuação nas cidades de Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna”, informa o tenente. 

Os profissionais estarão nos postos no litoral da região das 8h às 20h. Contudo, mesmo diante da atuação dos guarda-vidas e bombeiros, o tenente Araújo orienta a população para os cuidados. “Procurem obedecer às condições do mar, observando a orientação dos bombeiros e das bandeiras colocadas nos postos. Pedimos também aos banhistas que procurem ficar próximo aos postos e não se arrisquem a entrar na água, por exemplo, sob efeito de álcool”, orienta o bombeiro. 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) contará com um reforço de 300 guarda-vidas militares e 1.362 guarda-vidas civis em 337 postos. Abrangendo 37 cidades, serão monitorados 175 balneários protegidos entre praias (560 quilômetros de litoral, de Itapoá a Passo de Torres, sendo 280 quilômetros de faixa de areia monitorada), represas, estâncias hidrominerais e rios. 

Na temporada passada, foram registrados quatro óbitos por afogamento em áreas monitoradas por guarda-vidas entre o início da operação, em outubro do ano passado, e 15 de março de 2015. Mais de 3,9 milhões de abordagens de banhistas em situação de risco foram realizadas no período.

Com informações do Jornal Diário do Sul