Segurança

Operação veraneio contará com cinco mil policiais

As ações ocorrerão em 42 municípios, 25 balneários e 17 estâncias hidrominerais

Uma das maiores ações executadas pela Polícia Militar em Santa Catarina será lançada oficialmente na próxima terça-feira. Em sua 33ª edição, a Operação Veraneio será realizada juntamente com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Pesquisas.

Serão mobilizados, diretamente, uma média de cinco mil policiais militares, 2,5 mil viaturas, quatro aeronaves, 50 embarcações e outros meios aplicados a variados tipos, processos e modalidades de policiamento.

As operações ocorrem em 42 municípios, 25 balneários e 17 estâncias hidrominerais, em um período de aproximadamente 90 dias ininterruptos. A Polícia Militar pretende trabalhar a questão da prevenção, com barreiras nos acessos aos principais balneários e no controle das ocorrências de perturbação de sossego e da ordem pública.

Os policiais também intensificarão as abordagens a suspeitos e, com os novos equipamentos disponíveis, garantirão maior mobilidade do policial. A cada ano, projeta-se um incremento de população flutuante (turistas e visitantes) na ordem de sete milhões de pessoas, segundo dados da secretaria estadual de turismo, cultura e esporte.

Reforço operacional

Alguns equipamentos adquiridos no projeto ‘Força Tur’, realizado em parceria com a secretaria estadual do turismo, cultura e esporte:

• Sistema de consulta on-line embarcada, por meio de terminais instalados em viaturas policiais militares de Florianópolis. Permite acessar várias dados fundamentais para potencializar as ações, como cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, placas de veículos e informações turísticas, entre outros. Também é possível receber dados da localização de ocorrências policiais enviadas pela Central Regional de Emergências.

• Veículo individual elétrico, que permite maior mobilidade ao policial militar.

• Base de turismo com segurança móvel, apoiada com motocicletas e a participação de agentes de informações turísticas (prestadas por pessoal treinado e com habilidade de comunicarem em diversas línguas).

• Veículo tipo quadriciclo.

• Sistema de captura de imagens (placas de veículos),

• Ônibus doado pela Receita Federal para ser adaptado em um Centro de Operações de Turismo com Segurança Móvel.