Segurança

Operações quebram tráfico na região

Foto: Leonardo Zanin/Clicatribuna

Foto: Leonardo Zanin/Clicatribuna

A quinta-feira foi marcada pelo combate ao narcotráfico na região. Logo nas primeiras horas da manhã, a movimentação de 50 policiais civis, viaturas de várias cidades e até o helicóptero da corporação quebravam o silêncio em Siderópolis.

O tráfico de drogas em família foi barrado. Um homem de 45 anos, a filha de 20 e o filho de 18 anos foram presos por tráfico, associação ao tráfico de drogas, corrupção de menores e receptação.

Uma adolescente de 13 anos, filha e irmã dos detidos, também foi apreendida por envolvimento no comércio de entorpecentes. De acordo com o delegado José Tadeu Vargas, a investigação começou há dois meses por conta de diversas denúncias de tráfico intenso, inclusive em pleno dia. Foram feitas campanas, filmagens e monitoramento.

Segundo o site Clicatribuna, seis casas, localizadas próximo da sede da Polícia Militar do município, no Bairro Vila Esperança, foram alvos de cumprimento de mandado de busca e apreensão. Na tarde de 8 de janeiro, a PM também realizou uma operação no local prendendo familiares envolvidos com o crime. Crack, aproximadamente R$ 100 e eletrônicos trocados por entorpecentes foram recolhidos. O material já foi conhecido pelo dono que tinha sido vítima de furto. Também houve a prisão de um homem de 50 anos por crime ambiental que estava em posse de um pássaro papa-banana.

Em Criciúma, dez casas vistoriadas

À tarde, o alvo da Polícia Civil no combate à criminalidade ocorreu na região do trilho no Bairro Pinheirinho, em Criciúma. Um total de dez casas foi vistoriado em decorrência do cumprimento do mandado de busca e apreensão. J.C., 20 anos, foi preso em flagrante em casa com 100 gramas de maconha e, segundo o delegado André Milanese, era um dos "patrões do tráfico do trilho". Já L.S.T., 25 anos, e a companheira A.J., 33 anos, foram pegos com 13 gramas de crack e R$ 571.

Também foram recolhidos diversos objetos suspeitos de ser provenientes de furtou ou roubo, entre eles, instrumentos musicais. O material está na sede da DIC à espera de reconhecimento dos proprietários. Segundo a autoridade policial, a operação intitulada de "Limpa Trilho" é a sequência de uma série de investidas contra criminosos em uma das regiões mais críticas da cidade.

"O problema é que traficantes são presos e outros novos vão para o local tomar como ponto de venda. Nos últimos dias, tivemos prisões significativas de pessoas envolvidas com a criminalidade naquele local e vamos continuar trabalhando", avalia Milanese.

O principal objetivo da Polícia Civil é o combate ao comércio de entorpecentes, que acaba desencadeando outros crimes, como furtos, assaltos, tentativas de homicídios e assassinatos.