Educação

Oportunidades da área de software é tema de debate na UniSatc

Empresários da região compartilharam suas experiências e aprendizados vividos no mercado, para novos acadêmicos do curso de Engenharia de Software

Divulgação

O mercado de desenvolvimento de software é uma das áreas da tecnologia com um dos maiores crescimentos nos últimos anos, conforme dados levantados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). Segundo informações coletadas pela pesquisa, em 2020 o estado de Santa Catarina obteve a segunda maior evolução do mercado no Brasil. Com isso, empresas vão crescendo e outros negócios vão surgindo com rapidez, o que demanda cada vez mais profissionais habilitados e capacitados. Seguindo este cenário, o curso de Engenharia de Software do Centro Universitário UniSatc, promoveu um debate com empresários da região sobre as oportunidades da área de software.

Na primeira semana de aula, os acadêmicos puderam conhecer um pouco das vivências da profissão a partir da bagagem construída por empreendimentos locais. “Com o evento estreitamos a relação entre UniSatc e empresas de tecnologia, onde os alunos puderam ter uma noção real do mercado de software, áreas de atuação de cada empresa, tecnologias utilizadas e o perfil profissional necessário para atuar no mercado”, enfatiza o coordenador do curso de Engenharia de Software da UniSatc, Anderson Farias.

No primeiro bate-papo, estavam presentes profissionais das empresas, Betha Sistemas, La Moda, Douglas Waltricke – Next Fit, Sistemainfo e Useall, que trocaram suas experiências com os novos alunos e deixaram suas visões sobre o atual cenário do mercado. “Os acadêmicos precisam começar tendo uma visão do mercado e entender que ele é muito amplo e palpável. É importante também estarem sempre atualizados das novas tecnologias e informações ligadas ao mundo do software, programação e tudo que pode envolver na área”, destaca o fundador da empresa LogoSystem, Marcos Antônio Galatto.

Qualificação profissional

Com o conhecimento adquirido em sala de aula e com as atividades práticas que aplicam situações reais, os alunos estarão cada vez mais preparados para os desafios do mercado. “Quem trabalha com software precisa ter em mente que solucionar problemas deve ser a pauta sempre, pois precisamos facilitar a vida dos usuários a partir dos sistemas e funções que desenvolvemos. Esse é um mercado que gera muitas oportunidades e que sempre está em busca de profissionais com uma visão de crescimentos”, pontua Gallato.

Para a segunda noite de conversa, os acadêmicos tiveram a oportunidade de ouvir representantes das empresas, Betha Sistemas, Ema Software, La Moda, Sistemainfo e Useall. “Foram abordadas questões como modelos de trabalho presencial e home office, carreira, áreas de atuação dentro do processo produtivo de software, além de dicas preciosas para os novos alunos”, finaliza Farias.

Notícias Relacionadas

Operação “Street Cleaner” é deflagrada na cidade de Lauro Müller

Com o intuito de controlar o tráfico de drogas a ação foi realizada na região de Barreiro, no distrito de Guatá

Homem é achado morto em cama de hotel em SC

Ele estava no município para o evento de uma empresa de climatizadores evaporativos; vítima foi identificada como Geraldo Paulo Marques

Bandidos esquartejam vacas para roubar carne em cidade do Norte de SC

As vacas foram esquartejadas em uma fazenda na localidade de Mafra; prejuízo deve ser de mais de R$ 35 mil

Duas cidades de SC estão entre as mais solidárias do país segundo a ONU; saiba quais

Municípios são destaque no atendimento e acolhimento a refugiados e migrantes