Geral

Ordem de serviço para a construção do centro de inovação é assinado

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Valorizar a cultura empreendedora e impulsionar a visão inovadora nos negócios. Com estas duas missões bem definidas, no fim da tarde de ontem, no paço municipal de Tubarão, foi entregue a ordem de serviço para o início dos trabalhos do centro de inovação na Cidade Azul, que serão executados pelos técnicos da empresa Souza Esmeraldino. “A ideia também é gerar ações para trazer mais competitividade aos negócios que lá serão instalados”, destaca o secretario de desenvolvimento econômico da prefeitura, Clair Teixeira de Souza.
 
Conforme o jornal Notisul, a estrutura física do empreendimento terá auditório, centro de convivência e espaços para que os empresários discutem e valorizam a inovação. “Serão salas de 25 a 100 metros quadrados. Acredito que será focado em atividades de gestão autossustentáveis, sem a utilização de recursos públicos”, explica Clair.
 
Para o secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Estêner Soratto Júnior, a instalação do Inova SC dará um novo rumo à economia do município, que tem pouco mais de 102 mil habitantes. “Vai fomentar a indústria tecnológica, ou seja, a fábrica sem chaminé. Teremos o apoio das entidades empresariais. Novos empregos serão gerados e já há empreendedores de fora e até mesmo do estado interessados em investir”, adianta.
 
O vereador Edson Firmino (PMDB) espera que os investidores saibam aproveitar o potencial deste centro de inovação. “É um prédio funcional que, com certeza, trará retorno em impostos e irá melhorar a condição de vida das pessoas”, avalia.
 
Inova SC: A união dos três eixos no município

A construção deste novo centro de inovação na Cidade Azul trará, no mesmo espaço, três eixos: a universidade, o poder público e a classe empresarial. Mas, de acordo o diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Sul de Santa Catarina, Paulo Boff, necessitará, no início, de definições para administrar corretamente o centro.
“Antes de a utilização do prédio, deverá ser criada uma lei municipal de inovação, legislação que já existe em âmbitos nacional e estadual, mas necessitará de ajustes para se adequar em Tubarão”, informa Paulo.

Para o prefeito Olavio Falchetti (PT) é preciso também prestigiar os jovens empreendedores. “É necessário dar uma perspectiva mais criativa, que vai muito além dos aspectos físicos e tangíveis. Queremos tornar Tubarão um polo de excelência em inovação e tecnologia”, enfatiza o chefe do executivo municipal.
 
Obras iniciam na próxima semana

A empresa Souza Esmeraldino venceu a licitação em abril, ao apresentar o menor preço para executar a obra do centro de inovação no valor de R$ 7,6 milhões. 

“Já iniciamos o levantamento topográfico e a locação. Ainda falta finalizar o aterro do terreno, que será feito por técnicos da prefeitura”, informa o diretor da empresa, Felipe Esmeraldino.

No início da próxima semana, o estaqueamento deve iniciar. “Já realizamos os ajustes entre os engenheiros da prefeitura e da construtora nesta semana. Pelo prazo contratual, temos 18 meses para executar os serviços, mas ainda existe uma carência de 90 dias, às vezes, devido à chuva”, detalha.

Para o engenheiro civil da Nova Construtora, Fábio Goulart Barros, o projeto já está pronto e agora basta iniciar a obra. “Terá muito vidro na fachada. Tem a parte de alvenaria também. Será um trabalho importante em Tubarão”, destaca.