Poder Executivo

Ordem de serviço para restauração do Centro Cultural Jorge Zanatta é assinada

Foto: Emérson Justo

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou no último sábado (1º) a ordem de serviço que autoriza a restauração do Centro Cultural Jorge Zanatta. Avaliado em aproximadamente R$ 1,5 milhão, a reforma contemplará a cobertura do edifício, além de esquadrias, paredes, instalações elétricas e hidráulicas, entre outras melhorias. A assinatura foi realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, e contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Fabris, do superintendente da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Santa Catarina, Carlos José Bauer, bem como outras autoridades.

Conforme a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, as obras serão realizadas por duas empresas. A Construtora Granzotto Ltda., vencedora do processo licitatório da SPU/SC, será responsável pela reforma da cobertura do prédio. Já as demais melhorias, estarão sob a responsabilidade da Empresa Expresso Coletivo Forquilhinha Ltda., em contrapartida a doação de áreas de terras pela Prefeitura de Criciúma. “A reforma da cobertura iniciará na terça-feira (5). Enquanto que a Empresa Expresso Coletivo Forquilhinha terá quatro meses para dar início às demais obras de restauração”.

Segundo Kátia, todo a obra será acompanhada por um arquiteto com especialização em restauração, para garantir que os novos materiais sejam os mais similares possíveis aos antigos. “É uma alegria enorme para mim fazer a entrega da ordem de serviço desta obra tão sonhada e esperada pelos criciumenses. Quero agradecer todos os envolvidos neste processo, porque vencer a burocracia é extremamente difícil, ainda mais licitando uma obra que tem o tombamento histórico, e com recursos do Governo Federal. O tempo que levamos para fazer isso eu diria que é algo quase inédito”, comenta Salvaro.

Proposta de compra

Salvaro aproveitou a ocasião para entregar ao superintendente da SPU/SC, duas propostas de compras, sendo do Centro Cultural Jorge Zanatta e do antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Os dois terrenos hoje estão em posse do Município de Criciúma, porém, a posse dos locais não nos garante a propriedade. Nós queremos ter o terreno em nome do Município de Criciúma. O uso da propriedade é do cidadão, das pessoas que moram aqui, por isso, nada mais justo que o local pertencer a Criciúma”, ressalta Salvaro. A proposta de compra dos locais foi por um valor simbólico, sendo R$ 1 por propriedade.

Colaboração: Émerson Justo/Comunicação Prefeitura de Criciúma 

Notícias Relacionadas

Centro Cultural Jorge Zanatta abre inscrições para duas novas oficinas

Desenho ao ar livre e fazendo arte são as novas oficinas do local. Aulas são realizadas em parceria com a Associação Sul Catarinense de Artes Visuais

Inscrições abertas para oficina de pintura criativa no Centro Cultural Jorge Zanatta

Aulas visam a utilização de técnicas e práticas diferenciadas

Governo de Criciúma inicia produção de máscaras no Centro Cultural Jorge Zanatta

Peças serão entregues aos colaboradores que atuam em setores da Administração Municipal.

Ordem de serviço para reforma do Centro Cultural Jorge Zanatta será assinada neste sábado