Saúde

Organização da rede hospitalar da região carbonífera começa a ganhar corpo

Os hospitais dos municípios que compõem a 21ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional definiram na tarde de sexta-feira (10), as especialidades das cirurgias eletivas que poderão passar a atender após a organização da rede hospitalar da região carbonífera. A decisão aconteceu em reunião na sede da AMREC e contou com a presença da gerente de Estado da Saúde, Lisiane Tuon, o colegiado da Comissão Intergestores da Região Carbonífera e os diretores dos hospitais da região e um hospital da AMESC.

A ação para auxiliar o Hospital São José, desafogando a instituição com cirurgias de média complexidade e passando para hospitais próximos, foi anunciada nesta semana após reunião com o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, que autorizou a gerência de saúde e colegiado, a tomarem as decisões necessárias. “Esta é uma medida que vem solucionar o problema da população que está aguardando uma cirurgia e que o Hospital São José não está fazendo. É nossa preocupação atender a todos”, assegura.

O plano de organização vem sendo estudado há pouco mais de um mês. Após o diagnóstico atualizado na capacidade instalada dos hospitais da região, a comissão reuniu-se com os diretores dos hospitais para pré-definir as especialidades. Participaram da reunião, os hospitais de Orleans, Urussanga, Morro da Fumaça, Içara, Nova Veneza e Meleiro.

No estudo realizado, percebeu-se a boa capacidade instalada para realizar as cirurgias de média complexidade, portas de urgência abertas e pouco resolutivas, baixas taxas de ocupação e a maioria realizando os mesmos tipos de procedimentos. “Esta reaorganização da rede hospitalar vai desafogar o hospital São José e acima de tudo, dar mais celeridade na fila de atendimento das cirurgias eletivas. Além disso, os hospitais que recebem incentivo do governo do Estado terão aumento na taxa de ocupação dos hospitais”, explica Tuon.

Perfil dos hospitais da região

A região carbonífera conta com 600 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, sendo 227 são do Hospital São José. Os demais estão divididos para: Içara, 74; Lauro Muller, 45; Nova Veneza, 43; Urussanga, 87; Morro da Fumaça, 91 e Orleans, 33.

Serviço

Durante a reunião, os hospitais se prontificaram a ficar com as seguintes especialidades. Obs. As especialidades estão pré-definidas.

Hospital São Donato de Içara – Ortopedia, geral, oftalmologia, otorrino e ginecologia.

Hospital São Marcos de Nova Veneza – Geral, otorrino, ortopedia, ginecologia, oftalmologia, proctologia e obstetrícia.

Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga – Ortopedia, otorrino, vasectomia e laqueadura.

Hospital de caridade São Roque de Morro da Fumaça – Geral e otorrino.

Hospital Santa Otília de Orleans – Geral e ortopedia.

O hospital Municipal Henrique Lage não compareceu à reunião.

Meleiro – Geral, Ortopedia e ginecologia.

Colaboração: Paula Darós Darolt/Comunicação SDR Criciúma

[soliloquy id=”119571″]