Economia

Orleanenses consomem mais de 200 kg de peixe por semana

Município lidera o consumo de peixes na região

Foto: Reprodução/Rádio Guarujá

Foto: Reprodução/Rádio Guarujá

Uma atividade que vem se desenvolvendo muito rapidamente na região e contribuindo na renda familiar é a piscicultura.  O resultado disso é o crescimento no consumo pela carne do peixe, principalmente em Orleans. A cidade lidera na região do Vale do Braço do Norte, mesmo não pertencendo a ela. Conforme o sócio da Associação de Piscicultores da Cidade das Colinas, Geraldo Zanini, são mais de 200 kg de pescado consumidos semanalmente pela população.

“Orleans consome aproximadamente 200 kg de filé de tilápia semanalmente, sem contar a venda de do peixe em outras formas, como:  peixe frito ou peixe bruto. Este alimento está começando a ser incentivado e as pessoas fazem uso desses pratos que são saudáveis”, ressalta o Zanini.

Orleans é o maior consumidor, porém ele não é o maior produtor. Anualmente são produzidas mais de três mil toneladas de peixes na região. Conforme o engenheiro agrônomo da Epagri de Braço do Norte, Rogério Dias de Andrade, a atividade ainda contribui em até 30% na renda familiar dos piscicultores. Dentre as oito associações de piscicultores da região, quatro são os maiores.

“Quatro municípios são os maiores, sendo eles: Rio Fortuna, Braço do Norte, Armazém e Grão Pará. Outros municípios como Orleans, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho produzem uma quantidade considerada, mas um pouco menor. A região no total produz acima de  3 mil toneladas de peixes por ano”, relata o engenheiro.

Mas apesar do desenvolvimento na criação e consumo do pescado, são poucos os que se mantém apenas com esta atividade. Dias ressalta que agricultores têm outras atividades em suas propriedades, o que é o ideal segundo ele.

“Isso pra pequena propriedade é o ideal, pois se o produtor não explorar apenas uma atividade ele não fica na dependência da comercialização e do preço desta atividade. É recomendável e tradicionalmente, as pequenas propriedades da região são diversificadas”, diz.

Ainda segundo Zanini, as pessoas optam pela carne de peixe por ser um alimento mais saudável. “O peixe é um alimento bom para a saúde. As pessoas estão descartando um pouco a carne vermelha do cardápio, que conforme falam as nutricionistas, a carne branca é mais saudável ao ser humano”, informa.

A piscicultura é desenvolvida há 12 anos na região do Vale. A população pode adquirir o pescado vivo todas às sextas-feiras na Feira ao Ar Livre que acontece no Centro de Orleans. O preço por kg é de R$ 4,00.

Colaboração: Rádio Guarujá