Economia

Orleans é a economia que mais cresce na região

Município registrou 411,99% de crescimento nos últimos dez anos

Dados divulgados pelo coordenador do movimento econômico da Amrec, Sérgio Tiscoski, apontam que o município de Orleans superou todos os demais da região carbonífera, quando o assunto é crescimento econômico.

Segundo o estudo, nos últimos dez anos, a economia de Orleans cresceu 411,99%, superando inclusive a média de crescimento da maior cidade da região (Criciúma), que ficou em 208,91%.

De acordo com Tiscoski o crescimento de Orleans está diretamente ligado a agricultura do município, que está entre as quatro mais fortes da Amrec. “No comparativo entre 2010 e 2009, Orleans foi o segundo município que mais cresceu, com 26,90%, ficando atrás apenas de Nova Veneza, que registrou 33,58%”, informou o coordenador.

Índice da região está abaixo do Estado

Em 2010, a região carbonífera fechou em 14,61% e o estado em 14,71% de crescimento. Nos últimos dez anos, a região ficou atrás do estado, registrando 241,27%, já Santa Catarina 294,94%.

Segundo o coordenador do movimento econômico, os fatores responsáveis pelos índices abaixo do esperado estão principalmente na falta de infraestrutura básica que isola a região, travando o seu desenvolvimento. “As empresas querem se instalar próximas às cidades que oferecem infraestrutura necessária para escoamento de mercadorias. “Uma empresa deixou de se instalar em Tubarão e foi para Imbituba para não passar pelo gargalo de Laguna”, exemplifica Tiscoski.