Geral

Orleans investe em oficinas de qualificação para adolescentes em vulnerabilidade social

Segundo a responsável pela iniciativa, a intenção é profissionalizar os menores e fazer com que os mesmos passam a ter uma renda financeira extra.

Fotos: Edivaldo Lubavem

A Prefeitura de Orleans por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação vem desenvolvendo atividades de integração direcionada para adolescentes que apresentam vulnerabilidade social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Conforme explica a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Lucizana Lucio, o público alvo é constituído, em sua maioria, de jovens oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, estendendo-se também aqueles que apresentam situação de risco pessoal e social.

Além das oficinas de violão e taekwondo, a oficina de crochê e trico é umas das atividades mais praticadas pelos alunos. De acordo com a orientadora de trabalhos manuais, Albertina Longo, aproximadamente dez adolescentes entre meninos e meninas participam da oficina.

Fotos: Edivaldo Lubavem

Segundo Albertina, a intenção é profissionalizar os menores e fazer com que os mesmos passam a ter uma renda financeira extra. “O trabalho manual tem a finalidade de fazer com que os adolescentes aprendam a desenvolver outros mecanismos além do conhecimento adquirido em sala de aula. Recebemos adolescentes que habitam nos bairros, Jardim das Orquídeas, Rio Belo, Alto Paraná, São Gerônimo e João Paulo II. E para nós é gratificante perceber a força de vontade que esses adolescentes têm na busca de melhores alternativas”, emocionada descreveu Albertina. 

Os materiais para a elaboração dos trabalhos manuais como agulhas e linhas são disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social. Os alunos aprendem a confeccionar bolsas, tapetes, trilhos, roupas, cortinas entre outros acessórios.

Para a adolescente, Letícia Seifer Estevão de 11 anos, a oficina tem ajudado no relacionamento familiar e na convivência com outras pessoas. “Eu gosto de participar das oficinas, aqui eu me sinto tranquila e útil. A orientadora nos ensina passo a passo e explica muito bem. Já estou produzindo minhas próprias peças”, relatou Letícia, aluna do 6º ano do ensino fundamental. 

As oficinas de trabalhos manuais acontecem de segunda a sexta-feira das 8h00 as 12h00 e das 13h30 as 17h30 no Centro Ruy Pfützenreuter.
Destaca-se que os interessados que desejam participar das oficinas devem primeiramente se dirigir até o departamento de Assistência Social próximo a Praça Celso Ramos (apenas referência) e realizar o Cadastro Único com a responsável, Flávia.

Colaboração: Edivaldo Lubavem – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.

Câmera registra momento em que jovem colide moto contra árvore em Orleans; VEJA VÍDEO

Adolescente de 17 anos continua internado em estado grave.