Geral

Orleans investe em projeto de melhoramento de pastagem

Programa tem o objetivo de melhorar a qualidade da pastagem de inverno para manter a produtividade dos animais

O município de Orleans enfrenta inverno rigorosos que favorecem a formação de geadas, prejudicando a qualidade e a quantidade de forragem oferecida aos animais. Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura segue investindo forte no Projeto de Melhoramento de Pastagens de Inverno para Atividade Leiteira. O objetivo do programa é melhorar a qualidade da pastagem de inverno para manter a produtividade dos animais, incentivar o produtor comercializar por meio de Nota Fiscal e valorizar a atividade leiteira.

O engenheiro agrônomo da pasta, Raphael Niero, destaca que pesquisas mostram o elevado potencial de produção de pastagens de inverno cultivadas com aveia e azevém. “O plantio dessas duas sementes é uma técnica muito benéfica. A aveia preta produz grande quantidade de massa verde e apresenta maior resistência ao pisoteio. Já o azevém é utilizado pela sua facilidade de ressemeadura natural, resistência a doenças, bom potencial de produção de sementes e versatilidade de uso em associações, além de seu pasto e seu feno serem muito apreciados pelos animais, possuindo bom valor nutritivo”, detalha Niero.

“Nosso maior objetivo é incentivar o nosso agricultor, por isso investimos forte neste programa. Nosso município precisa manter a produção leiteira no período de entressafra. Esse projeto é único na nossa região e fortalece ainda mais o nosso agricultor”, pontua o secretário de Agricultura de Orleans, Edésio Marchioro.

Neste ano, o investimento no Projeto de Melhoramento de Pastagens de Inverno para Atividade Leiteira chegou ao montante de R$ 42 mil. Foram adquiridas e doadas 650 sacas de sementes, sendo 270 de azevém e 380 de aveia preta. “Conseguimos contemplar 140 produtores, o que vai gerar o melhoramento de até 1.300 hectares de pastagem com a sobre-semeadura das sementes”, comemora o secretário.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti