A busca pelo Conhecimento

Os “irmãos” do Titanic

O que muitas pessoas desconhecem é que o Titanic não era o único navio lançado com esse tamanho e capacidade de passageiros. Junto dele, foram lançados outros dois nessa série

Foto: Pinterest.fr

Muitas pessoas conhecem ou já ouviram falar no famoso navio de passageiros Titanic. Ele foi um dos maiores e mais populares navios comerciais de sua época, conseguindo transportar até 2.435 passageiros e possuía dimensões extremamente grandes para seu tempo, com um comprimento de 269 metros e largura de 28 metros. Infelizmente, em sua viagem inaugural, quando se deslocava de Southampton, no Reino Unido, em direção à cidade de Nova York, nos Estados Unidos, acabou colidindo contra um iceberg no Oceano Atlântico e veio a afundar em poucas horas. O trágico acidente acabou tirando a vida de 1.500 pessoas pelo fato de a embarcação não possuir botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros. O drama repercutiu no mundo inteiro e ganhou livros, documentários e até um filme a seu respeito.

O que muitas pessoas desconhecem é que o Titanic não era o único navio lançado com esse tamanho e capacidade de passageiros. Junto dele, foram lançados outros dois nessa série, o RMS Olympic e o HMHS Britannic. Eram idênticos em seu formato e pertenciam à mesma companhia de navios, a White Star Line.

O RMS Olympic foi o primeiro dos três a ser lançado, e sua construção durou cerca de 3 anos, com a viagem inaugural acontecendo em 14 de junho de 1911. Com um peso estimado de 52.067 toneladas, ele tinha 269,1 metros de comprimento e 28,3 metros de largura (um pouco maior que seu irmão Titanic). Após o naufrágio do Titanic, o navio passou por reformas e implementações de revisões de segurança frequentes para garantir que ele não tivesse o mesmo destino. Foi de extrema importância durante a Primeira Guerra Mundial, pois tinha a tarefa de transportar tropas de um lugar para outro e ganhou mais destaque ainda quando conseguiu afundar um submarino alemão no final do conflito, em 1918. Foi apelidado de “Velho Confiável”, pois ficou 24 anos em serviço, até ser aposentado em 1935 e suas peças leiloadas.

O HMHS Britannic foi o terceiro da série a ser lançado pela companhia. Ele tinha 269 metros de comprimento e 29,7 metros de largura. Foi colocado no mar em 26 de fevereiro de 1914 e levou 2 anos e 3 meses para ser concluído. Ao contrário de seu irmão Olympic, o Britannic serviu durante a Primeira Guerra Mundial como um navio-hospital, onde transportava uma equipe médica de aproximadamente 101 enfermeiras, 336 oficiais não comissionados, 52 oficiais comissionados e uma tripulação composta por 675 pessoas. Infelizmente, seu destino foi igual ao de seu irmão Titanic, pois afundou quando estava perto da ilha de Kea, na Grécia, logo após ter colidido contra uma mina submarina. Nessa viagem, ele transportava 1.066 pessoas, das quais 30 perderam a vida.

Com exceção do Olympic, os dois casos deixaram o mundo chocado na época, pois, por maiores que fossem as embarcações, um pequeno erro ou deslize de alguém poderia fazer com que, em poucas horas, muitas pessoas perdessem a vida. O caso do Titanic reforça a necessidade de cuidado e atenção que os tripulantes de navios devem manter, mas ao mesmo tempo, é uma crítica ao descaso com seus passageiros, pois muitos faleceram em meio às águas congelantes do Atlântico por falta de botes salva-vidas, um equipamento necessário para casos de emergência como esse.

Fontes consultadas: https://pt.wikipedia.org , https://www.bbc.com

https://bing.com

Texto escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

Motorista é ejetado de caminhão em grave acidente envolvendo dois veículos na BR-282, em SC

A vítima, motorista de um dos caminhões, foi encontrada consciente, mas desorientada, apresentando traumatismo cranioencefálico e fratura na perna esquerda

Incêndio destrói galpão de 385 metros quadrados em São Ludgero

Para o rescaldo, foram necessários aproximadamente oito mil litros de água

Carro pega fogo enquanto motorista estava pescando em Jacinto Machado

Os bombeiros foram acionados e utilizaram 400 litros de água para controlar o fogo e realizar o rescaldo

Caminhoneiro perde a vida em acidente na SC-446, em Treviso

O Corpo de Bombeiros de Lauro Müller foi acionado e, ao chegar ao local, constatou que o condutor já estava sem sinais vitais, preso dentro da cabine