Saúde

“Os pais verão seus filhos infartarem”, alerta especialista

Segundo o nutricionista Fábio Bianco, o problema pode ser evitado com a reeducação alimentar. Como? Saiba mais.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

“Os pais verão seus filhos infartarem”. Essa afirmação do nutricionista e especialista em nutrição esportiva, Fábio Bianco, causa espanto e preocupação em pais e, principalmente nos filhos.

Atualmente, atendendo também em Criciúma, Bianco apresenta esta constatação após atender cerca de 5 mil pacientes com casos de obesidade, principalmente em crianças.

Segundo o especialista, a falta de mudança na cultura alimentar desencadeou este e outros problemas de saúde na atualidade. “Nossos antepassados passaram por uma fase muito difícil para desbravar a região em função da escassez de alimentos. Alguns alimentos foram elencados como prioritários, são fontes de carboidratos e mantidos até hoje com principal fonte de alimentação. Mas, muitas pessoas não perceberam que a quantidade de atividades físicas diminuiu muito, ao contrário da ingestão desses tipos de alimentos, que se manteve. Com isso, os casos de infarto em pessoas jovens já é realidade e a tendência é aumentar ainda mais em todo o mundo”, afirma Bianco.

Jovens de 25, com o coração de 75

“Quando nos deparamos com crianças de 8, 9 e 10 anos de idade com obesidade, teremos a possibilidade do entupimento de veias também muito cedo. A condição do coração de um jovem de 25 ou 35 anos se assemelha com uma pessoa de 75 anos. Isso é muito preocupante. Eis então que surgem os caso de infarto em pessoas jovens”, afirma Bianco.

Com o avanço tecnológico, as crianças em especial estão trocando as brincadeiras de rua por atividades de lazer através de dispositivos móveis e em computadores. “Além disso, a oferta de produto industrializado é absurda que nem os próprios pais conseguem inibir. Atendemos muitas crianças. Aqui, conseguimos também orientar os pais de como ter força psicológica nas trocas inteligentes da alimentação dos filhos”, completa.

Não basta somente se exercitar

E para regularizar a alimentação, as atividades físicas devem ser acompanhadas de uma alimentação adequada. “Algumas pessoas se matriculam em academias, mas não se preocupam com a alimentação e, depois de um tempo desistem por não atingirem o resultado esperado. Tem que haver um equilíbrio no consumo e o gasto de energia. A solução é a reeducação alimentar de maneira profissional e sem exageros. Melhoramos a qualidade dos pacientes, substituindo pouco a pouco a alimentação. A pessoa já sentirá os benefícios de uma alimentação correta e, claro, emagrecerá”, enfatiza.

Alimentação correta, saúde em dia.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A maior parte dos pacientes que procuram o consultório do nutricionista Fábio Bianco lida com problemas relacionados à obesidade. A condição física é o principal meio para o surgimento das doenças crônicas e, em alguns casos especial, o câncer. “Somos obrigados a conhecer a relação que a alimentação errada tem com estas doenças. Elas podem ser prevenidas com uma alimentação balanceada. No caso do câncer, em 70% dos casos existe uma relação direta com o surgimento da doença”, lembra.

Sem milagres

O profissional ainda alerta para métodos e produtos que prometem emagrecimento rápido e em pouco tempo. A orientação é sempre procurar um especialista. “Tudo tem que ser de forma gradativa e não simplesmente cortar a alimentação atual subitamente. O que é muito restritivo e proibitivo, não o dura muito tempo. Se usa muito os rótulos de ‘perca tantos quilos e poucas semanas’. Isso não existe. O que se precisa é uma reeducação alimentar para ter o resultado”, enfatiza Bianco.

Quem é Fábio Bianco e onde encontrá-lo

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Fábio Bianco é natural de Orleans, professor universitário, atleta, fitoterapeuta, farmacêutico há 18 anos e atua como nutricionista a mais de 7 anos.

É especialista em Nutrição Esportiva, Funcional, Clínica e Bariátrica, atendendo pacientes de todo o Sul do Estado, em especial nas cidades de Orleans, São Ludgero, Braço do Norte e Tubarão.

Novidade

Agora, o nutricionista Fábio Bianco também atende no Mente e Luz – Espaço Terapêutico, sala 504, 5° andar, do Metropolitan Business Center, centro de Criciúma (veja endereço). Agendamentos e demais informações pelo telefone (48) 99604-6069.

Conheça mais sobre o nutricionista Fábio Bianco pelas redes sociais Facebook e Instagran.

Veja mais no vídeo a seguir

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete

Alto número de faltas em consultas e exames prejudica pacientes da saúde de Siderópolis

As ausências comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma Unidade Básica de Saúde.