Geral

Ossotuba: futuro dos funcionários está indefinido

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

A indústria de rações bovinas, suínas e para aves, a Ossotuba, localizada no Sertão dos Mendes, em Tubarão, ficará suspensa das atividades por tempo indeterminado, como informou nesta quinta-feira o delegado de Trânsito e Crimes Ambientais da Cidade Azul, André Luis Mendes da Silveira.

A gerência do local foi procurada exaustivamente pela equipe do Notisul nesta sexta. Comunicaram que irão se pronunciar somente na segunda-feira. O futuro dos quase 100 profissionais que atuavam no local ainda está incerto.

É provável que férias coletivas possam ser oferecidas até que todos os problemas apontados pela Polícia Civil, Ministério Público – MP e Fundação do Meio Ambiente – Fatma sejam regularizados.

O motivo do lacre da indústria é a infração do artigo 54 da Lei 9605, sobre poluição que ocasiona danos à saúde pública. Foram constatadas várias alterações fora da normalidade na unidade, como a aplicação de britas e argilas para camuflar uma área degradada, o que não deveria ter ocorrido.

A empresa só voltará a funcionar quando todos os documentos estiverem regularizados perante a Fatma. De acordo com o delegado, o fato de possuir licenças ambientais não faz com que as empresas se isentem de suas responsabilidades, que é manter tudo dentro da ordem.

Dois moradores das redondezas da Ossotuba registraram denúncias no MP neste ano, conforme o site Notisul.