Clima

Outubro registra chuva abaixo da média em Tubarão

Foto: Amanda Menger

Foto: Amanda Menger

O mês de Outubro que encerrou nessa quinta-feira (31), teve chuva abaixo da média histórica. A informação é da secretaria de Proteção e Defesa Civil com base nos dados registrados pelas estações meteorológicas que compõem a rede de monitoramento do rio Tubarão.

Os dados foram registrados na estação meteorológica da prefeitura, instalada no bairro Campestre, e dos dados de nível registrados no posto fluviométrico da Agência Nacional de Águas (ANA), localizado na ponte Orlando Francalacci. Em outubro choveu 35,8 milímetros, bem abaixo da média histórica do mês: 112,75. Os dados históricos são da série de registros da estação pluviométrica do Rio do Pouso, que produz informações desde 1940.

“Destacamos que o dia 24 foi o que mais choveu, com precipitação de 12,8 mm, motivada pela passagem de uma frente fria que avançou pelo sul do país”, afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.

A temperatura media de outubro foi de 18,98 ºC. A máxima foi registrada no dia 20: 28,64ºC, já a mínima foi de 9,96 ºC, no dia 8. A umidade relativa média foi de 72%, e a mínima ficou em 41%. O vento predominante foi do quadrante nordeste, com rajadas de sul na entrada das frentes frias. “Estes dados ilustram que a predominância foi de estiagem na cidade. A umidade relativa esteve com média baixa, e consequentemente, também a precipitação foi pouca. O nível médio do Rio Tubarão foi de 1,22 m, sendo o mais alto 1,59 m, registrado no dia 23, e o nível mais baixo, 0,80 m, ocorreu no dia 11. Os dados do nível do Rio Tubarão na área urbana da cidade ilustram o baixo nível em função da estiagem, condição que contribui para que a influência da variabilidade da maré seja bem notada”, explica Rafael.

A estiagem também pode ser observada em outros municípios da região, segundo dados das estações de referência. Em Urussanga, a estação registrou chuvas de 71 mm, sendo que no dia 24 a precipitação foi de 29,4 mm. A temperatura média foi 19,95 ºC, a máxima foi 33,4 ºC, e a mínima, 9,8 ºC. Em Araranguá choveu 61,6 mm em outubro, novamente o dia 24 foi o mais chuvoso com 14,4 mm. A temperatura média foi 19,33 ºC, a máxima de 30 ºC, e a mínima de 11,6 ºC. Em Laguna, a estação do Farol de Santa Marta registrou chuvas de 77,6mm, sendo 35,4 mm só no dia 24. A temperatura média foi 18,86ºC, a máxima foi 25,2 ºC e a mínima registrada alcançou 12,2 ºC.

Nível do rio – O secretário afirma ainda que estão sendo realizados estudos para definir o nível do rio em relação ao nível do mar. “Estes levantamentos são importantes pois encontramos algumas inconsistências em relação aos marcos de referências de nível foram encontradas. Esperamos também que em breve possamos divulgar os dados da estação meteorológica via internet à comunidade. Isso ainda não foi possível, devido a algumas limitações momentâneas de equipamento, sistema e para consolidação dos dados. Queremos ter confiabilidade e segurança nos dados e sistema de comunicação para posterior distribuição da informação”, adianta o secretário.

Colaboração: Amanda Menger/Decom PMT