Educação

Outubro

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Outubro é o mês de inúmeras comemorações: dia da criança, dia do professor, dia da padroeira do Brasil, dia das eleições, dia dos animais, enfim, para quase cada dia do mês uma referência sobre alguma coisa, com enfoques diferentes, mas com objetivo único: em algumas o estímulo ao consumismo; em outras, discursos vazios, promessas vãs, demagogia; outras algo a refletir, e assim sucessivamente.  Mas, cabe aqui uma reflexão sobre quem deveria estar presente em todos os momentos de nossas vidas, e não apenas no mês de outubro: a criança, pois ela representa a “esperança insubstituível de um mundo melhor”.

A criança ao nascer é uma “folha em branco” na qual podemos escrever as mais belas lições de vida, mas à medida que vai crescendo o mundo se encarrega de incutir lições um tanto distorcidas  que por vezes desencantam e destroem os mais belos sonhos alimentados durante toda a infância. Na convivência com o mundo a criança depara com a fome, a miséria, o roubo, a prostituição, o medo, a droga, o descaso, o desamor, e tantos outros desencantos que a levam a desesperança.

Inventou-se o “dia da criança” e com ele o consumismo, pois o comércio investe pesado na venda de brinquedos, levando os pais a despesas que não cabem no orçamento.   Promovem-se festas com brincadeiras, distribuição de doces, tudo maravilhoso, mas e outros 364 dias do ano? Faltam escolas de qualidade, saúde digna, moradia decente, salários justos, segurança, respeito… A criança convive com a incerteza de um mundo melhor numa sociedade sem escrúpulos, onde o ter prevalece sobre o ser, ficando o ser humano à mercê dos poderosos.

Coincidentemente em outubro também se comemora o dia do Professor, o profissional mais importante da sociedade, a quem cabe o compromisso de educar para um mundo melhor. Ele precisa acreditar que é na sala de aula que se encontra o terreno fértil para semear a mudança.

Professor e criança, duas forças capazes de mover o mundo, o dia dedicado a vocês  são todos os dias.  Acreditem na força interior de cada um e o futuro lhes dirá que vale a pena.