Saúde

Paciente transferida para o ES retorna a SC após cura da Covid-19

Ivanir Terezinha de Almeida, 70 anos, recebeu alta no sábado (1º) e voltou para Chapecó no mesmo dia

Divulgação

A última paciente de Santa Catarina que estava internada no Espírito Santo para o tratamento da Covid-19 teve alta na sexta-feira (30). No dia seguinte, 1º de maio, Ivanir Terezinha de Almeida, 70 anos, retornou a Chapecó após passar quase dois meses longe de casa.

Ivanir foi a terceira paciente de SC levada ao estado capixaba. A transferência aconteceu no dia 6 de março. A idosa estava internada no Hospital Regional do Oeste, Chapecó, desde o dia 28 de fevereiro. A ida ao Espírito Santo aconteceu num momento em que o município enfrentava lotação dos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A filha, Elizangela Almeida, foi até o Espírito Santo acompanhar a mãe no retorno. Ela partiu na madrugada de sábado e as duas chegaram no Oeste no início da tarde. No aeroporto, uma faixa recepcionou a idosa com os dizeres: “Bem-vinda guerreira! Te amamos muito”. 

— Toda a família foi buscá-la [no aeroporto de Chapecó]. Netos, filhos, irmãos, amigos. Muitas pessoas foram até lá receber ela — contou Elizangela.

Cinco pacientes de SC foram transferidos para continuar o tratamento contra a Covid-19 no Espírito Santo. Contudo, apenas Ivanir sobreviveu a doença.

O acordo entre os dois estados era de transferir até 16 pacientes, mas a operação foi suspensa após uma alta na ocupação de UTIs no estado capixaba.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.

Homens são presos apontados por injúria racial contra três adolescentes dentro de ônibus em SC

Idosos teriam xingado as vítimas com termos racistas, provocando a reação de várias pessoas no veículo e um tumulto no terminal de Joinville.