Geral

Pacientes acamados recebem atendimento domiciliar de saúde

Maximiana Júlio Gomes tem 91 anos e é moradora do Bairro Jussara, em Içara. Com insuficiência pulmonar e deficiência cardíaca, após sofrer fratura de fêmur a aposentada ficou acamada. Sem condições de ir até a Unidade de Saúde, ela recebe atendimento domiciliar do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), com visitas das agentes de saúde e de uma equipe de profissionais composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Benta Gomes Justo Ponciano, filha de Maximiana, elogia o trabalho. “As profissionais realizam um ótimo trabalho. Digo que são anjos da guarda. Não tem faltado nada pra minha mãe. Elas até nos lembram quando nos esquecemos de algo”, diz Benta que cuida de Maximiana. Fernando da Silva Fols, 36 anos, é tetraplégico. Ele também recebe periodicamente a visita da equipe, onde passa por avaliação médica. “Eu e minha família não podemos reclamar do atendimento. Tudo que precisamos, elas nos ajudam”, conta.

Cerca de 680 famílias são acompanhadas pelas agentes de saúde do Bairro Jussara. Destas, em torno de dez pacientes com dificuldades de ambulação e acamados recebem atendimento domiciliar pela equipe de profissionais. As visitas acontecem todas as tardes de quinta-feira. “Os atendimentos domiciliares colaboram na eficiência do tratamento dos pacientes que estão acamados ou mesmo com dificuldade de locomoção”, acentua a enfermeira.

O Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) funciona em todas as unidades de Içara. Entre os atendimentos oferecidos, é feito curativos, medicações, verificação de pressão e fisioterapia. Aos que necessitam deste serviço, basta procurar o posto de saúde do seu bairro.

Colaboração: Francis Leny