Geral

Pacientes em tratamento oncológico ganham homenagem antecipada ao dia das mães

O dia especial, foi promovido para trazer momentos diferentes para as pacientes que se reúnem toda segunda-feira para fazer exercícios.

Foto: Divulgação/São josé

Como forma de homenagear algumas pacientes que fazem tratamento contra o câncer, o Grupo de Atividades para Pacientes Oncológicos – GAPO, liderada pela fisioterapeuta Edilene Rocha e a Terapeuta Ocupacional Ângela Cristina Eduardo; organizaram uma tarde muito especial para as mamães que participam do grupo.

“Nosso objetivo é sempre trazer um alento e alegria para estas mulheres que já passaram por tantas dificuldades com a saúde; seja tratando ou realizando cirurgias. O GAPO vem para auxiliar neste processo de cura, proporcionando além das atividades de alongamento e dança por meio da reabilitação fisioterapêutica e terapêutica ocupacional, momentos como este, de beleza e bem-estar”, relata a fisioterapeuta.

O dia especial, foi promovido para trazer momentos diferentes para as pacientes que se reúnem toda segunda-feira para fazer exercícios. Hoje como surpresa, as responsáveis pelo projeto, organizaram um dia de beleza com quatro maquiadoras da cidade, voluntárias e uma super sessão de fotos, além de homenagens e muitos comes e bebes.

“Foi emocionante ver que através do nosso trabalho conseguimos arrancar tantos sorrisos, eu que sou Manteiga derretida tinha que ficar o tempo todo segurando as lágrimas de tanta emoção, foi lindo”,comentou uma das maquiadoras Josi Santos.

A tarde começou com uma dinâmica onde as mães ouviam umas das outras sobre a importância do papel de uma mãe. Após, todas foram até as salas já preparadas para passarem pela produção de maquiagem e logo uma sessão com o fotógrafo Jean Habkost, que veio de Jaguaruna especialmente para fotografar as pacientes.

“Foi uma alegria poder fazer parte deste momento e de alguma forma, homenagear estas mães mais que guerreiras. Eu só fotografo mulheres e fiquei lisonjeado pelo convite.

Em minhas fotos busco inspirações na arte, cinema e pintura; dos movimentos barroco renascentista; e hoje quero transformar, com inspiração no momento renascentista, estas mulheres, numa verdadeira obra de arte”, explicou o fotógrafo.

Empolgas com o momento, as pacientes literalmente eram só sorrisos e poses claro. Todas que participam do grupo cerca de 15 mulheres ganharam maquiagem especial e fotos que após a finalização do fotógrafo, serão entregues como recordação para cada paciente.

“Foi um dia maravilhoso. Hoje neste grupo somos amigas. Quando chegamos no grupo cada uma tinha algum tipo de problema e juntas vamos seguindo.

Viver aquele momento ontem foi especial. Rimos muito, brincamos demais e saímos muito satisfeitas, a gente só tem a agradecer e temos muita fé que tudo vai melhorar na nossa vida e que a gente vai vencer acima de tudo”, comentou Mariléia Tomasi, paciente.

Sonho realizado

Sarai Teixeira também é paciente, iniciou o tratamento em 2009. Mesmo em tratamento a paciente conta que não desanimou e sempre manteve a autoestima. “Nunca deixei me abalar por passar por este problema. No início do tratamento quis fazer fotos para mostrar o meu momento, até para incentivar outras mulheres e demonstrar que mesmo passando por aquele momento é preciso ter ânimo uma autoestima elevada. Mas na época não consegui fazer um book. E ontem, nossa fiquei até emocionada, porque foi um sonho que eu sempre tive. Fiquei sem palavras, era tudo que eu sempre queria fazer, um álbum, um book. O Jean foi uma pessoa especial maravilhosa; a gente ficou deslumbrada e estamos até agora sentindo aquele calor humano e ansiosas para ver as fotos”, contou Sarai.

Colaboração: Comunicação São José 

Notícias Relacionadas

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Psicologia auxilia no combate ao tabagismo

Um super Arraiá é promovido para crianças da oncologia pediátrica no Hospital São José em Criciúma

A tarde especial teve equipe e pacientes vestidos a caráter, pescaria, comidas típicas deliciosas, e muita, muita animação.

Vendas do Dia das Mães devem encolher quase 60% devido à pandemia

CNC prevê queda histórica do volume de vendas