Geral

Padre Antônio Vander faz reflexão sobre Corpus Christi: ‘ato profético diante de um mundo que sofre’

Santuário de Içara, um dos maiores centros de peregrinação do Sul de SC, espera cerca de 5 mil fiéis para as celebrações desta quinta-feira, que incluem missas e procissão.

Foto – Divulgação

O Dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19), deve reunir cerca de 5 mil fiéis no Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, um dos maiores centros de peregrinação do Sul de Santa Catarina. Para o reitor do Santuário, o Padre Antônio Vander, a data vai além de uma tradição religiosa.

“Celebrar Corpus Christi é um ato profético diante de um mundo que sofre. É levar Jesus às ruas, não só para adorá-lo, mas para mostrar a Ele o que temos feito do cosmos, da humanidade, do presente que Ele nos deu. É olhar para a realidade e, com coragem, reconhecer que há corpos dilacerados pela guerra, pela fome, pela violência. E, ainda assim, apresentar a Ele nossa esperança de conversão e de mudança”, afirma.

A programação no Santuário conta com missas às 10h e às 15h, seguidas da tradicional procissão de Corpus Christi, que reúne milhares de pessoas na comunidade de Vila São José, em Içara.

O padre lembra que o dia não é apenas uma tradição ou um feriado. “Quando olhamos para o sofrimento do mundo, entendemos que Corpus Christi também é um chamado à conversão. O maior exemplo de um corpo dilacerado é o de Cristo, pelas mãos humanas. Mas também é o exemplo de um corpo que supera, que se levanta pela graça de Deus e se torna modelo para todos que sofrem e que precisam recomeçar”, reforça.

O Santuário é hoje um dos principais destinos de fé da região, recebendo milhares de peregrinos todos os anos. Segundo o padre, a expectativa é que cerca de 5 mil pessoas participem das celebrações deste ano.

“Corpus Christi não é só uma festa. É um dia de consciência, de fé e de responsabilidade diante de um mundo que grita por socorro. Que possamos viver essa celebração com intensidade. Te esperamos. Que Deus te abençoe”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Coreia vence o Brasil em Cocal do Sul com apoio da torcida e atuação mais consistente

“Tivemos mais torcida que o Brasil”, brinca técnico da Coreia; prefeito afirma: “O Brasil perdeu, mas Cocal ganhou”

Criciúma empata com o Goiás fora de casa e segue fora do Z4

Tigre ficou no empate em 1 a 1 contra o atual vice-líder da Série B

Rotativo: Prefeitura de Orleans alega irregularidades e encerra contrato com empresa

Município estuda como funcionará a nova gestão do serviço e esclarece que os créditos dos usuários serão preservados.

Banda Santa Bárbara realiza projeto cultural com o Hino de Lauro Müller