Trânsito

Pagamentos podem atrasar ponte de Laguna

Foto: Divulgação / Elvis Palma

Foto: Divulgação / Elvis Palma

Com comunicados vagos e sem responder diretamente os questionamentos feitos sobre a data de finalização da obra da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, tanto o Dnit quanto o Ministério dos Transportes deixaram claro que há uma indefinição relacionada ao pagamento do Consórcio responsável pela obra.

Os dois órgãos foram procurados na sexta-feira pela redação do Diário do Sul para se posicionar sobre afirmações do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR-101/Sul, Ronaldo Benedet, de que a inauguração da obra está prevista para julho, e não para maio, como estava previsto contratualmente.

O Ministério dos Transportes informou, através da assessoria de imprensa, que “aguarda a publicação de decreto de programação orçamentária para definir a destinação do orçamento 2015 para as diversas finalidades”. Não respondeu, porém, sobre a data prevista para a finalização da Ponte Anita Garibaldi e se deve ocorrer algum atraso na obra.

Já o Dnit, questionado sobre os mesmos pontos pelo DS, enviou comunicado dizendo que “a Direção do Dnit/SC informou acerca da prioridade do término das obras de ampliação da BR-101/SC trecho Sul, inclusive da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. O superintendente regional, Vissilar Pretto, e o chefe de engenharia, Alysson Andrade, estiveram essa semana em Brasília defendendo a importância da rodovia e o estágio avançado da obra. O Dnit/SC aguarda a definição em Brasília quanto ao repasse de recursos para esta e outras obras no Estado”.

Após reunião na semana passada com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, o prefeito Everaldo dos Santos afirmou que o término da obra estava previsto para 15 de maio, ocasião na qual seria definida a data de inauguração – ainda em maio. No entanto, o próprio prefeito afirmou que faltava um repasse do Ministério ao Consórcio Ponte de Laguna.

Já Benedet afirmou na quinta-feira que esteve com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, em busca de informações sobre a ponte e foi informado que o Ministério dos Transportes ainda não tem uma data para a inauguração da obra e que pagamentos à empresa responsável estão sendo analisados pelo Ministério da Fazenda.

“O Ministério dos Transportes está aguardando o repasse do dinheiro pelo Ministério da Fazenda à empresa. Eles nos garantiram que até dia 15 de maio pretendem fazer o pagamento, para que a obra seja inaugurada em julho”, teria dito o secretário executivo, Edson Giroto.

Obras estariam paradas

Ainda segundo Benedet, em contato com o engenheiro Luiz Zanini, responsável pelo consórcio que está executando a ponte, a empresa tem aproximadamente R$ 69 milhões para receber e só retomará as obras se o Ministério dos Transportes repassar ao menos uma parcela do pagamento.

“Se for repassada uma parcela do pagamento, a empresa retoma os trabalhos. Segundo Zanini, após 45 dias da retomada de trabalho, a empresa entregará a obra. Esperamos que outro imprevisto não ocorra”, teria dito Luiz Zanini.