Turismo

Palmeiras-reais estão sendo plantadas na orla da praia do Mar Grosso

A Secretaria de Obras iniciou nesta segunda-feira (24), a remoção das palmeiras na orla da praia do Mar Grosso. Uma decisão da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), comprovou que todas as plantas estão mortas, e autorizou sua retirada. Algumas ainda não se encontravam firmes, o que pode causar riscos a pessoas e veículos que circulam pelo local.

De acordo com o laudo, essas não eram palmeiras-reais e, sim, jerivás. Ao todo estão sendo plantadas 150 mudas novas de palmeiras-reais, distribuídas em toda a extensão da orla.

Uma equipe da secretaria de Obras fará a hidratação e manutenção das palmeiras.

Butiá

Pés de butiá, planta símbolo do município, foram plantados no canteiro central da praia do Mar Grosso, nas proximidades da Praça Francisco Pinho, dentro do projeto de paisagismo de toda a orla. As espécies foram retiradas da BR-101, devido ás obras de extensão da duplicação da rodovia. As plantas têm de 2,5 metros a 1,5.

Foram envelopadas as folhas devido a ação do vento. "Nas próximas semanas, elas serão retiradas aos poucos", explica o biólogo Valtoir Duarte, especialista em butiá, responsável pelo reimplante das plantas. Segundo ele, os butiás foram colocados na posição do sol, que estavam na natureza. "Todo cuidado é fundamental". Torneiras foram instaladas para a hidratação das plantas.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna