Geral

Papa Francisco ordena orleanense como bispo de diocese do Paraná

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O papa Francisco nomeou hoje (6), dom Agenor Girardi, natural de Orleans, como bispo da diocese de União da Vitória (PR), transferindo-o da sede titular de “Fornos Maggiore” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS).

Na mesma data, acolhendo o pedido de renúncia de dom Jacyr Francisco Braido, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, o papa nomeou dom Tarcísio Scaramussa como bispo da diocese de Santos (SP), onde exercia a função de coadjutor.

Foi nomeado também bispo da diocese de Iguatu (CE), dom Edson de Castro Homem, sendo transferido da sede titular de “Muzia” e do ofício de auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

Dom Agenor

Nasceu em 2 de fevereiro de 1952. Foi ordenado presbítero em 1982, e bispo, em 2011, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI. Possui mestrado em Teologia e Espiritualidade pelo Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e mestrado em Teologia da Vida Consagrada, pelo Instituto Claretiano, também Roma.

Seu lema: “Ametur Cor Jesu” (Amado seja o Coração de Jesus).

Dom Tarcísio

Natural de Vargem Alta (ES), nasceu em 19 de setembro de 1950. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2008, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI, como bispo auxiliar de São Paulo. Em sua missão episcopal, dom Tarcísio exerceu a função de vigário episcopal da Região Sé, secretário do regional Sul 1 da CNBB, bispo referencial para o Setor Universidades, Ensino Religioso, Dimensão Bíblico-catequética e Setor Juventude, também na CNBB.

Seu lema: “E habitou entre nós” (Jo 1,14)

Dom Edson

Natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 17 de abril de 1949. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2005, após ser nomeado pelo papa João Paulo II. Possui mestrado em Teologia e Filosofia e, doutorado em Teologia Espiritual pelo Universidade Gregoriana de Roma. Também é doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Com informações do site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil