Saúde

Para incentivar doação de sangue, Secretaria de Saúde lança Campanha Criciúma doa Vida

Servidores da Prefeitura também se mobilizam nas doações para equilibrar os estoques de sangue, que ficaram reduzidos na pandemia

Divulgação

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesse mês de Dezembro a campanha ‘Criciúma Doa Vida’. A ação tem o objetivo de auxiliar nos estoques de sangue do Hemosc Criciúma, que registraram queda após a pandemia. “Fomos procurados pelo hemocentro, que nos passou a dificuldade em manter os estoques a fim de suprir todos os hospitais e clínicas atendidas. Prontamente iniciamos a mobilização, que vai partir do próprio Paço Municipal”, explicou o secretário de saúde Acélio Casagrande.

Diante disso, como braço da campanha, foi lançado o ‘Paço doa Vida’, com mobilização dos servidores da Prefeitura na doação de sangue. Nessa quinta-feira (2), profissionais da Secretaria de Saúde fizeram sua parte. “Agendamos nossa ida até o hemocentro, e parte da nossa equipe se mobilizou. Mas não vamos parar por aí, já que todos os setores estão se organizando para doar”, ressaltou.

Queda nas doações

Segundo o coordenador da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Rafael Luiz da Silva, os estoques ficaram bastante reduzidos na pandemia, com uma queda de pelo menos 30% no número de doadores. “Temos capacidade para atender até 80 doadores por dia, mas hoje recebemos em média 50”, afirmou. O coordenador reforçou ainda que, atualmente, a maior necessidade é de doações da tipagem sanguínea O (+), mas os tipos A e O (+ e -) também apresentam queda.

A redução afeta diretamente as unidades atendidas pelo hemocentro. “São mais de quarenta municípios atendidos, com 26 hospitais e clínicas da região, que utilizam o material doado aqui no Hemosc. Com essa redução, alguns atendimentos podem ser prejudicados”, explicou o coordenador. “Por isso a importância de ações como essa, com incentivo à doação de sangue, para que a população se conscientize sobre essa necessidade e lembre que, quem doa sangue, doa vida”, concluiu.

Sobre o Hemosc

O Hemosc de Criciúma fica localizado na Avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara, e atende de segunda à sexta-feira das 8h15 às 18h30. É possível realizar agendamento pelo telefone/whatsapp 3444 7414, ou pelo site hemosc.org.br. Na plataforma, também estão disponíveis informações sobre a situação dos estoques de sangue. O Hemocentro disponibiliza, ainda, transporte para pequenos grupos agendados.

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data