Segurança

Paradisíaco, mas perigoso! Mirante da Serra oferece riscos aos turistas

Orientações básicas devem ser seguidas para quem for visitar um dos pontos turísticos mais belos do Estado. Conforme o sargento da Polícia Rodoviária Estadual (PMRv) Claudio Machado, o local é bastante perigoso e qualquer descuido pode ser fatal. “Na região não há fiscalização, portanto, é necessário o cuidado dos adultos. Uma fenda, por exemplo, pode ser crucial e o turista pode cair no precipício”, alerta.

O mirante possui uma mureta de proteção. Ao lado da mureta, o mirante é protegido com uma cerca de arame, onde é possível passar com facilidade, inclusive, as crianças. “A orientação então é que as pessoas não passem do mirante, onde se concentra a mureta”, comenta Machado. De acordo com o sargento, muitos adultos sobem na mureta e passam da proteção.

“Neste caso o risco é muito grande, isso não pode ser feito pelo adulto e muito menos pela criança, que não possui discernimento do perigo”, afirma. Ainda conforme Machado, pelo fato do local não possuir fiscalização, o visitante tem que ser o seu próprio vigia. “Nossa função é cuidar da rodovia e não do mirante, mas quando flagramos algo irregular orientamos”, comentou o policial à reportagem do Portal Satc.

Em caso de queda, o Corpo de Bombeiros mais próximo fica nos municípios de Orleans e São Joaquim, uma distância acima de 30 quilômetros do mirante. Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, cidades mais próximas, não possuem guarnições. “O Corpo de Bombeiros não chega antes que 40 minutos após ser acionado. Este meio tempo pode ser fatal”, comenta o sargento. Neste domingo, a criança de oito anos passeava com a mãe e com o pai, quando caiu de uma altura de 30 metros. Ela teve apenas ferimentos leves em uma das mãos. O Corpo de Bombeiros de Orleans resgatou a menina em uma hora.