Geral

Parceria entre empresa e Prefeitura de Criciúma leva saúde para trabalhadores

Homens foram vacinados e receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis

Com uma experiência de 16 anos na construção civil, o armador Angel Antônio Hass de Lima, participou pela primeira vez de uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis. Para ele, ter dado uma paradinha nas atividades do trabalho para ampliar o conhecimento sobre a importância do uso de preservativos e principalmente, do quanto é necessário se fazer exames rotineiramente para se preciso for, ter tempo para iniciar o tratamento foi muito bom.

Angel acredita que é fundamental estar atento sempre a novidades, principalmente na área da saúde. “Nós relembramos algumas coisas que já sabíamos e aprendemos sobre doenças novas, coisas que são descobertas a cada dia”, contou ele.

Além dele, o grupo que atua na edificação de residenciais na cidade acompanhou a palestra ministrada pela bióloga Maria das Dores de Campos Henrique. As atividades estão relacionadas ao cronograma da semana do dia do homem, celebrado no último dia 15, e foram executadas por meio de uma parceria com a secretaria do Sistema de Saúde do Município de Criciúma, com a empresa de construção civil.

Além da bióloga, outros profissionais da secretaria de Saúde estiveram no canteiro de obras da empresa para atender os colaboradores. O grupo foi contemplado com vacinas contra tétano e hepatite.

Esta ação faz parte dos trabalhos voltados à segurança do trabalho organizados pela empresa. Conforme informações do engenheiro Civil Rodrigo Cezar dos Santos, a orientação sobre a importância das vacinas sensibilizou 87% dos colaboradores que receberam explicações sobre os agentes causadores de doenças como tétano e hepatite.

A engenheira de Segurança do Trabalho, Juliana Cássia Machado adianta que a parceria é continuada. Ela conta que a vacina para hepatite B deve ser repetida e a aplicação da próxima dose já está agendada na obra junto da secretaria do Sistema de Saúde para o dia 16 de agosto. Já a vacina antitetânica que deve ser tomada a segunda dose em 60 dias foi agendada para o dia 16 de setembro.

A secretária de Saúde Geovânia de Sá explicou que ações feito estas são pilares da política pública da saúde, que trabalha para oferecer prevenção e promoção em saúde, para pessoas que muitas vezes não tem tempo para buscar médicos. “Nosso foco está em minimizar os problemas causados nas pessoas todos os dias. Vacinação, orientação e oportunidades feito esta da parceria com a empresa levam consciência ao trabalhador”, pontuou a secretária.

Colaboração: Kênia Pacheco