Educação

Parceria oferta produtos da Agricultura Familiar aos alunos do SESI Escola de Orleans

Foto: Divulgação

O SESI Escola de Orleans, desde agosto deste ano, vem enriquecendo a alimentação oferecida às crianças com produtos produzidos pela agricultura familiar local.A iniciativa partiu da Nutricionista, Tathiely Moretti, que atua nas unidades do SESI Escola Regional Sul, pelo fato de a mesma já ter tido a oportunidade de trabalhar anteriormente com produtos da agricultura familiar na alimentação escolar e conhecer a qualidade e o comprometimento dos agricultores familiares na produção de alimentos limpos e de alto valor nutricional.

Dando início a esta parceria, o SESI Escola entrou em contato com o Escritório Municipal da Epagri de Orleans buscando apoio e indicação de fornecedores em potencial na região. A oferta de produtos foi iniciada pelo casal Fernanda e Fernando Martins que possuem uma pequena propriedade rural familiar na comunidade de Rio Oratório, em Orleans e tem produção de hortaliças, tilápias e mel em quantidades suficientes para atender a demanda da escola. O casal também faz parte do Grupo de Produtores Orgânicos Pé da Serra, e busca a certificação de sua produção como orgânica através da Rede de Agroecologia Ecovida de Certificação Participativa.

Para a introdução destes alimentos, o cardápio da escola passou a ser elaborado com base na disponibilidade de produtos produzidos pelo casal de agricultores, o que garante a entrega semanal de diversos tipos de hortaliças, verduras e raízes, frescos e embalados.

A cozinheira do SESI Escola de Orleans, Edvânia da Rosa Pizolatti, é a responsável pelo recebimento e preparo destes alimentos e confirma a excelente qualidade dos mesmos, ressaltando a durabilidade e o sabor aprovado pelas crianças.

A nutricionista do SESI Escola Tathiely Moretti explica que o compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida das crianças foi fator motivador para busca desta parceria e que através do Projeto Institucional SESI Escola Saudável as crianças passam a ter contato direto com questões pertinentes do dia-a-dia, incluindo a alimentação saudável e sustentável, a valorização da agricultura familiar e local e a construção de espaços saudáveis.

A expectativa é que esta parceria se fortaleça ainda mais no próximo ano com a oferta de frutas e produtos de panificação artesanal.

A Supervisora Educacional da unidade do SESI Escola de Orleans, Sayonara C. Cittadin, reafirma a importância da oferta de alimentos saudáveis às crianças no espaço escolar e a necessidade de incentivo sobre as escolhas alimentares, uma vez que hoje as crianças ganham voz dentro dos lares e tornam-se formadores de opinião e multiplicadores de conhecimento.

Dentro da proposta do Projeto SESI Escola Saudável o resgate à cultura alimentar e o interesse sobre a procedência/origem dos alimentos são enfatizados, por esta razão as crianças possuem a horta escolar e ganham a oportunidade de acompanharem todo o processo produtivo.

Para estimular ainda mais esta ação, algumas visitas são realizadas em propriedades rurais da região, e nesta semana, a família escolhida foi a de Fernanda e Fernando Martins, que na quinta-feira, dia 07.12.17, receberam, juntamente com o filho Matheus as crianças do SESI Escola.

Na ocasião, as crianças, acompanhadas da cozinheira e educadoras, puderam conhecer a horta de onde são colhidos os alimentos consumidos por eles na alimentação produzida pela escola, visitaram o galinheiro, o pomar, conheceram como funciona a produção de mudas e participaram de uma oficina de culinária para explorarem temperos e plantas medicinais, finalizando com a produção do sal de ervas, uma ótima alternativa para reduzir o consumo de sal e temperos industrializados.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Orleans

Notícias Relacionadas

Comitiva da Fiesc visita a empresa Librelato

Inscrições abertas para a segunda edição da Corrida do Bem, em Criciúma

Desafio ocorrerá no dia 20 de agosto e boa parte da renda será revertida para Casa Guido.

Ação Global em Araranguá é adiada

SESI doa cadeira de rodas à Apae de Cocal do Sul

Doação é uma iniciativa da entidade através da Campanha Lacre Solidário.