Geral

Parente do canguru que vive embaixo da terra faz rara aparição em casa no Litoral de SC

Cuíca-de-três-listras surpreendeu moradores e especialistas nesta quinta-feira (8) em Porto Belo

Foto: GOR, Divulgação

Uma aparição rara surpreendeu o Grupo de Operações e Resgate (GOR) em Porto Belo, no Litoral Norte Catarinense. Uma cuíca-de-três-listras — “prima” do gambá e parente do canguru — foi encontrada dentro de uma casa, no Centro da cidade, o que fez os moradores chamarem a equipe especializada, que devolverá a pequena visitante à natureza.

A “invasão” é surpreendente por dois motivos principais: primeiro, porque a cuíca é um animal com menos de 10 centímetros, que passa a maior parte do tempo embaixo da terra, saindo apenas para caçar invertebrados minúsculos e frutas. Vê-la dentro de um imóvel, então, é pouco provável. Além disso, a segunda razão que torna o episódio ainda mais curioso é que, infelizmente, a espécie é uma das maiores raridades da Mata Atlântica.

Segundo o GOR, apesar de ser exclusiva desse bioma, a espécie foi “desaparecendo” com o tempo devido ao desmatamento, que reduz não só a quantidade de vegetação, como a qualidade dela. Assim, atualmente sequer se sabe o número de cuícas que há no Estado.

Para a bióloga Sabrina Lenoir, a degradação ambiental é a principal hipótese que explica a aparição da cuíca nesta quinta-feira (8), no Centro de Porto Belo. Com a urbanização cada vez mais próxima da floresta, o mamífero provavelmente saiu em busca de alimento ou água e acabou se perdendo.

— O animal não consegue mais voltar, fica acuado e aí acaba tentando pegar um abrigo seguro, parando dentro de uma residência — explica a profissional.

A bióloga também lembra que para evitar atrair animais silvestres de vários tipos é importante que o terreno não tenha lixo acumulado, que possa servir de “atrativo” para os bichos. No caso de quinta, a equipe da GOR recolheu o mamífero para avaliação e soltura no habitat natural dele.

A cuíca-de-três-listras é da mesma família dos gambás, mas se diferencia pelas três faixas pretas no dorso marrom.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

CCR ViaCosteira informa cronograma semanal de obras na BR-101 Sul

Veja as ações a serem feitas entre os dias 04 e 10 de março. O cronograma poderá sofrer alterações e, em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.

Criciúma recebe pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Interclubes de basquete feminino sub-20

A competição nacional tem início no próximo dia 12 e será disputada na Satc

Carro atinge vitrine de loja no Centro de Tubarão

Condutor foi manobrar para estacionar em vaga do rotativo quando perdeu o controle do veiculo

Definidas as datas e horários dos jogos de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense

Com jogos na sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10), os primeiros jogos das quartas de final do Campeonato Catarinense estão definidos