Geral

Paróquia de Humaitá completa 50 anos com evento, em Tubarão

Foto: Tatiana Dornelles/DS

Foto: Tatiana Dornelles/DS

Para celebrar os 50 anos da paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Humaitá, várias atividades religiosas serão realizadas entre hoje e domingo, e a expectativa é de que haja uma grande participação da comunidade.

De acordo com o padre Nilo Buss, as festividades iniciam hoje, data em que se celebra o Dia de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da paróquia. “Também comemoramos os 50 anos da paróquia, completados em março. No entanto, as festividades foram marcadas para iniciar no dia da padroeira”, explica.

Uma missa com a participação dos Movimentos Marianos e presidida pelo bispo dom João Francisco Salm está marcada para hoje, às 19h30min. “Posteriormente, terá também os festejos sociais, com praça de alimentação. E isso ocorrerá nos três dias”, ressalta o pároco.

Amanhã, às 18h30min, ocorre a Missa Paroquial da Unidade e da Comunhão, presidida pelos padres da paróquia. “Esta celebração terá a presença de pessoas das 11 comunidades de abrangência da paróquia. Haverá cartazes e faixas, trazidos pelas pessoas, para abrilhantar ainda mais a missa”, conta.

Já no domingo, a paróquia terá duas celebrações. Às 10h30 será a missa com homenagens e agradecimentos, e às 18h30, a missa com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a coroação de Nossa Senhora de Fátima.

“Na missa das 10h30, haverá uma grande participação de fiéis, pois será a missa de agradecimento alusiva aos 50 anos da paróquia. À noite, vamos receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que está vindo de Gravatal, e será feita a coroação de Nossa Senhora de Fátima. Além disso, durante todo o dia ocorrem os festejos externos”, reforça. “Gostaria de aproveitar e convidar toda a comunidade para participar dos festejos”, acrescenta padre Nilo. Na segunda-feira, por sua vez, a imagem de Nossa Senhora Aparecida segue para outras comunidades.

História

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria, que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, na localidade de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (excetuando em agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceita a combinação dos dois nomes.

Com informações do site Diário do Sul