Reflexão

Paróquia de Lauro Müller comemora 70 anos de criação

Foto: Eduarda Locatelli

A igreja matriz de Lauro Müller, conhecida por sua estrutura ampla e triunfalista, ficou pequena no último sábado (04). Os 800 assentos disponíveis no interior do templo não foram suficientes para acomodar os fiéis que vieram das 28 comunidades eclesiais que compõem a Paróquia Imaculado Coração de Maria. A Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelos padres, Valmor Boeger e Valmor Della Giustina, deu início as comemorações do Ano Jubilar de 70 anos de criação da paróquia.

Foto: Eduarda Locatelli

A Comissão responsável por organizar as atividades do Jubileu optou por iniciar as comemorações com a principal celebração religiosa da Igreja Católica. “Estamos em um ano muito especial para a Igreja no mundo. Esse ano comemoramos os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Temos uma graça muito grande de celebrar o Jubileu de Nossa Paróquia justamente no Ano Nacional Mariano, uma vez que nossa paróquia é dedicada ao Imaculado Coração de Maria e a maioria das comunidades tem como padroeiras Santas e Nossa Senhora com os mais diversos títulos. Por isso escolhemos iniciar nossas comemorações com uma liturgia simples, porém bem celebrada e digna do sacrifício do corpo e do sangue de Jesus Cristo”, destaca o coordenador da Comissão de Organização do Jubileu, João Batista Fontanela.

Em sua homilia, Dom Jacinto disse que a paróquia está iniciando a vivencia de um momento muito especial e que deve ser bem preparado para comemorar. “Nós devemos celebrar de coração! E tem que ser de coração e de Fé. Não teria sentido algum fazer só uma festa bonita. Devemos festejar com Nossa Senhora, com Jesus e com todas as comunidades e cada um de vocês. Essa é a festa que Deus e Nossa senhora querem participar. Por isso vocês estão hoje aqui, para fazermos a abertura dessa grande comemoração. As grandes festas não são preparadas de um dia para o outro. Por isso estamos na quaresma, 40 dias de preparação para a Páscoa, e dentro desse espirito a paróquia está preparando o grande momento do coroamento dos seus 70 anos”, valoriza o bispo.

No dia 17 de janeiro a paróquia completou seu 70º aniversário de criação, porém por ser em um período onde grande parte da população sai de férias, a abertura das comemorações foi adiada. “Como é uma data especial gostaríamos da participação de todos, especialmente das lideranças e das comunidades que compõem nossa paróquia. Se tivéssemos feito em janeiro muitos não estariam presentes. Por isso resolvemos adiar a abertura para que todos pudessem participar, e deu certo a igreja ficou lotada”, comemora o pároco, padre Valmor Boeger.

Foto: Eduarda Locatelli

Comunidades rezarão em unidade durante o ano

Representantes das 28 comunidades da paróquia receberam uma vela comemorativa que será acesa nas igrejas durante as celebrações litúrgicas. O símbolo foi entregue por Dom Jacinto que aconselhou: “Essa vela significa a luz de Deus que deve sempre estar conosco. Não podemos ficar na escuridão, devemos sempre enxergar as coisas boas na nossa vida, na vida dos irmãos e em nossas comunidades. A luz nos ajuda para isso, mas quem é a Luz? Jesus Cristo! Ele é a luz”, lembrou o bispo diocesano.

Até o dia 15 de agosto, data em que se comemora a padroeira do município, diversos eventos e ações ocorrerão em alusão ao Ano Jubilar da Paróquia. Caminhadas até as grutas, Oração das Mil Ave-Marias, Adorações, Missões Populares com os Freis Capuchinhos, Evangeliza Show, entre outras ações marcarão o Jubileu de 70 anos da paróquia de Lauro Müller.

As demais fotos da Santa Missa podem ser conferidas neste link

Colaboração: Juliano Altino de Jesus – Pascom

 

Notícias Relacionadas

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.

Orleans comemora 106 anos com grande festa cultural e gastronômica

Com grande estrutura montada no pátio da Rodoviária, o público pode apreciar desde a gastronomia até as cervejas artesanais originárias de Orleans. Apresentações culturais também animam o público.

Rainha e princesas da 25ª Festa do Produto Colonial de São Martinho serão conhecidas neste sábado

A 25ª Festa do Produto Colonial acontecerá de 19 a 21 de outubro, no Parque da Festa do Produto Colonial, encerrando o calendário oficial das Festas de Outubro de Santa Catarina.