Geral

Paróquia Santa Bárbara celebra festa da padroeira

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, celebra a festa de sua padroeira. Invocada como patrona pelos mineiros, militares, bombeiros e todos os que trabalham com explosivos, a santa que também é padroeira do município de Criciúma receberá homenagens especiais do povo católico nestes dias.

Na noite de quinta-feira (3), às 19h45min, sua imagem será transladada do 28º Grupo de Artilharia de Campanha – GAC, do bairro Primeira Linha. Num veículo marruá, a santa será levada até a igreja matriz, onde será recepcionada, às 20h15min e carregada por militares, bombeiros e mineiros. Neste ano, a véspera da festa contará com uma novidade: 18 pessoas se formarão no curso Bombeiro da Melhor Idade, pelo 4º Batalhão de Criciúma. Após a chegada, às 20h30min, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo padre Antônio Júnior, seguida por apresentações de palco e alimentação.

A sexta-feira (4), dia da padroeira, começará com alvorada festiva, às 6 horas e com a missa dos trabalhadores, às 8 horas. A missa festiva será celebrada às 10 horas, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. A festa será encerrada com missa, às 15 horas. Logo após, haverá serviço de alimentação, inclusive com café e bolos. Em caso de chuva, a organização providenciou mais de 1000m² de tendas, para comodidade dos fiéis.

“Santa Bárbara, além de ser invocada pelos mineiros, bombeiros e militares, é um testemunho vivo de fé, pois a descoberta da fé em Jesus Cristo fez com que ela, inclusive, morresse mártir. De maneira nenhuma renegou sua fé, rejeitando as propostas de seu próprio pai, que foi seu algoz. A festa deste ano tem a tônica principal, na questão religiosa, na reflexão e na oração pela paz e pela vida em comunidade, como esses momentos de confraternização e encontro entre as pessoas. Na parte financeira, estamos arrecadando recursos para dar continuidade à ampliação e reforma do centro de pastoral da paróquia, que está em plena atividade”, destaca o pároco, padre Wilson Buss.

Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso / Comunicação Diocese de Criciúma
 

[soliloquy id=”159402″]